2 de setembro de 2010

Opinião pública está vacinada

Com a abertura de espaço para comentários nas notícias de jornal publicadas na internet, abriu-se um fosso crescente entre as opiniões de leitores na edição impressa e na web.

Na edição impressa do Globo de hoje, por exemplo, o destaque vai para uma cartinha furiosa e alarmista:


Interessante observar que a quebra de sigilo é mesclada a todos os "escândalos" do passado, como se houvesse uma ligação entre eles, como se eles apenas comprovassem que o PT "é viciado em transgredir a lei". O fato do PT ser o partido preferido do povo brasileiro, tanto que ganhou as duas últimas eleições presidenciais, e estar prestes a ganhar a próxima, não significa muita coisa, não é?


O gráfico acima refere-se somente ao Sudeste. Considerando o país como um todo, o PT tem 29% da preferência nacional, contra apenas 6% do PSDB e apenas 1% do DEM. Os tucanos deveriam levar mais a sério esses números e trabalharem para construir uma militância real. Não adianta querer inventar uma em época de eleição, como parece ser o objetivo de Serra após pagar R$ 1 milhão para o tal guru indiano.


(Ravi Singh, o guru contratado pela campanha de Serra para refazer sua campanha na internet).



Entretanto, quando há um sistema imparcial de publicação de cartas, como ocorre na internet, pode-se ter uma idéia mais objetiva do que realmente se passa na cabeça da opinião pública. A Folha Online, por exemplo, introduziu um mecanismo pelo qual as cartas mais "apoiadas" ganham destaque. Não deu outra: só tem cartinha detonando Serra.

Na matéria que informa sobre a decisão do PSDB de pedir a cassação do registro de Dilma, repare nos comentários que os leitores mais "apoiaram":




Repito: não selecionei aleatoriamente essas cartas. Elas estão em destaque no site da Folha porque são as que fizeram mais sucesso.

Conclui-se, portanto, que o golpe não surtiu o efeito desejado junto à opinião pública. Ao contrário, Serra arriscou-se a ampliar ainda mais sua rejeição, e ser acusado pela grande maioria da população brasileira de não respeitar preceitos básicos de ética política e fazer um jogo sujo. É uma coisa até meio freudiana: quando mais Serra usa as expressões "jogo sujo" e "baixaria", mas ele as pratica.

Lembremos que a mídia não deu descanso a Lula nos últimos anos. Falsos escândalos proliferaram por todo o período, e mesmo assim sua popularidade cresceu de maneira firme e constante. A opinião pública está vacinada. Pedro gritou tanto por socorro que agora ninguém acredita que é verdade.

Se o organismo produz anticorpos para doenças que ele já conhece, é de se crer que nossa mente faça o mesmo em relação às manipulações da mídia. Com o aumento do uso da internet, pode-se fazer uma distribuição maciça de vacinas antimidiáticas, e agora temos uma parcela bem pequena da sociedade que acredita nas calúnias de Serra. Provavelmente a que iam votar nele de qualquer jeito. Quanto aos 51% dos brasileiros que já decidiram votar em Dilma, as acusações do PSDB são atribuídas, naturalmente, à disputa eleitoral. Teria sentido acusar o governo em outro momento. Mas fazê-lo justamente agora, a 30 dias das eleições? O cidadão comum, mesmo o que vota em Serra, não poderá deixar de pensar que são fruto do desespero, e possivelmente poderá não gostar da estratégia... e mudar seu voto para... Dilma. Na ânsia de patrocinar uma virada a todo custo, Serra pode estar cavando um buraco ainda mais fundo para si mesmo.

9 comentarios

Anônimo disse...

Miguelito, ótimo texto.
Vc está dizendo que o brasileiro, depois de tanta bordoada eleitoral, caiu e a ficha e viu que seu voto é uma poderosa arma para conseguir coisas para si.
E como esta elite podre e corrupta percebeu isso, parte para o golpismo,como ocorreu em Honduras, e há até um ótimo texto sobre esta ideologia que pretende combater o voto, o que será uma incongruência, pois antes combatiam guerrilheiros e agora combaterão o voto.
Tá aqui neste texto publicado na Carta Maior

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16315

Anônimo disse...

Realmente com esse epsódio serra ganhará somente o apoio de seu grupo de radicais e preconceituosos. Mas ele deve aumentar mais uns 2% pois aqui em minas agora no programa eleitoral o nome dele aparece junto com o partidos que apoia o Aécio Neves. Antes não aparecia.Aqui em minas ele perde facil pois os mineiros estão engasgado por ele ter passado a rasteira e tirar o´aécio do parréo.

Ary disse...

"O país não assiste apenas à quebra da ordem legal. Estamos, também, diante de uma verdadeira revolução dos cínicos. E começamos a perceber na prática a que veio o aparelhamento do estado. Hora de reagir ou de se ajoelhar".

Por Reinaldo Azevedo

Dá pra perceber claramente de onde procede esse pensamento e essa visão hidrófoba vinda da leitora Maria Luisa Silva Theles,de Belo Horizonte.

Não duvido nada que ela não seja o prórpio cão hidrófobo da VEJA.

Miguel do Rosário disse...

pois é, ary. essa história de "hora de reagir" é onde reside o golpismo. igualzinho discurso de 64.

Ary disse...

Verdade,Miguel. E nada mais perigoso que um inimigo encurralado. Fiquemos atentos,porque começam dar sinais.

Abçss

Humberto Carvalho Jr. disse...

É verdade, Miguel!

Eles tentam provar, pela repetição, que o PT carrega a corrupção no sangue. Aqui na Bahia, o Samuel Celestino, um antigo colunista do jornal A Tarde chegou a falar em um "DNA para o ilícito". O artigo de Celestino seguia um tom identico ao de todos os porta-vozes da direita na mídia. Todos eles ligavam a susposta quebra do sigilo fiscal dos tucanos à candidatura de Dilma, além de requentar várias outras denúncias contra o governo, também não provadas.

Essa será a tônica da campanha demo-tucano, e isso envolve a "velha imprensa", na falta de um programa alternativo de governo.

Abraço!

Imprensa Marginal

Anônimo disse...

Apóie a nova Representação do MSM à Justiça Eleitoral feita pelo Eduardo Guimarães do Blog da Cidadania

basta ir ao: http://www.blogcidadania.com.br/

Anônimo disse...

para a minha conterrânea de BH: em que planeta você este nos últimos 8 anos ?

só para constar...

Helcid

César disse...

Em relação ao sítio e ao “guru”, uma informação:

Bastidores dão conta que o sítio de campanha de José Serra foi alvo de ataques mais uma vez. Hackers invadiram o sistema e derrubaram o endereço www.serra45.com.br. Seria leviano afirmar que se trata de um ataque ministrado pelos adversários, mas os últimos fatos da república mostram que essa hipótese não está descartada.

Abraços
César Democrata - SP

Postar um comentário