24 de setembro de 2010

Blogueiros sujos e famosos

(Clique para ampliar).

Eis a foto publicada no jornal O Globo de hoje. Vê-se Altamiro Borges - tratado pela matéria do Globo como "blogueiro" e pela Folha como "jornalista", lendo um documento. Eu circundei os rostos que eu conheço. Da esquerda para direita, temos os blogueiros Rapahel Tsavkko, Cido Araújo, Valdir Fiorini (Esquerdopata) e Conceição Oliveira (Maria Fro) no cantinho, com máquina fotográfica na mão.

Os vídeos do evento:

Parte 1



Parte 2



Parte 3



*


Sobre o ato político em frente ao Clube Militar, no Rio, vale notar que ele, de fato, desestabilizou os organizadores do evento, que talvez pensem duas vezes antes de manchar ainda mais a já maculada história do Clube. Um dos palestrantes, Reinaldo Azevedo, blogueiro-hidrófobo da Veja, não teve como deixar de registrar a presença da juventude que se manifestou do lado de fora:

Enquanto conversámos, vinha um alarido da rua. Uns 20 gatos pingados da Juventude Socialista — com o apoio da UNE, parece — protestavam do lado de fora: contra o Clube Militar, contra os debatedores, contra o debate! Como todos por ali, na mesa e na platéia, defendiam a liberdade de expressão e a Constituição do Brasil, os que gritavam queriam o contrário, certo? Não é que eles estivessem contra o que dizíamos. Eles são contra o fato de existirmos.

Aiai, seria tão fácil responder a um sofismo babaquinha desse, mas nem vou perder meu tempo. O que vale é que eles sentiram o tranco. A juventude mostrou que está atenta e não vai deixar barato esses golpismos de meia-tigela. Prefiro deixar o Reinaldo se enforcar com a própria corda. No mesmo post, leia o que ele escreveu:

Não há dificuldade nenhuma em provar que a história dos militares brasileiros está muito mais comprometida com a democracia do que a história da esquerda brasileira — ou da esquerda de qualquer país do mundo.

Bem, esse comentário, definitivamente, não precisa sequer ser rebatido. É por isso que não leio blogs da Veja há muitos anos. É sempre a mesma ladainha golpista. E esse é o guru intelectual do Serra!

O Globo também registrou o protesto da juventude em frente ao Clube Militar.


Não sei se por influência ou não dessas manifestações, os jornais de hoje resolveram fazer um recuo estratégico. A capa da Folha traz - milagre! - chamada para a queda no desemprego e aumento da renda. Certamente, estão se preparando para baixarias futuras. Na verdade, o que importa mesmo é a TV. Esses jornais pautam as tvs, que são concessão pública e afetam a totalidade do povo brasileiro. Mas justamente por pautarem o jornalismo televisivo, a blogosfera deve manter a pressão voltada aos jornais impressos. E não venham com papinho de censura. A gente não censura nada. É uma questão de bateu-levou. Nem é o fato de ocultar denúncias, e sim de exagerá-las, produzir ilações falsas, forjar conexões inexistentes entre diferentes coisas e, sobretudo, a obsessão em ligar a campanha de Dilma qualquer irregularidade cometida em órgãos do governo. A máfia das ambulâncias floresceu durante a gestão de Serra no ministério da Saúde. É muito pior do que o nepotismo da Erenice, e você não vê manchetes em jornais e tvs falando disso. Isso sem falar nos mais de vinte processos judiciais, vários por improbidade administrativa, que o tucano carrega no lombo.

*

PS: Raphael Tsavkko fez um post que reuniu material bastante abrangente sobre o evento anti-PIG de São Paulo, compilando textos em blogs, vídeos e fotos.

7 comentarios

Juliana Freitas disse...

Eles são contra o fato de existirmos.
Na mos-ca!

Unknown disse...

A CBN, durante a madrugada deu um relato razoável e me emocionei quando ela relatou que 20 estudantes estavam lá. Imaginei que para os desavisados não ficou claro se contra ou a favor, mas para mim que havia lido no Vermelho que os estudantes estavam mobilizados, foi o máximo.

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Meu caro, aqui tem mais vídeos do ato, com o discurso do Gilmar Mauro, Erundina, Eduardo Guimarães e etc...

http://tsavkko.blogspot.com/2010/09/ato-publico-contra-o-golpe-midiatico.html

Samuel Melo disse...

Miguel...esse recuo da folha é estratégico...domingo começa a repercussão da última capa da VEJA antes do dia 3/10!!!
Dizem que a 'revista' andou conversando com o araponga militar envolvido no caso 'dossie'!!
Essa última semana será o supra-sumo da sujeira da mídia!!!

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Aliás, na foto, à minha esquerda está a @Dolphidiluna, do Nerds Somos Nozes e logo atrás dela o Arles, outro grande blogueiro!

VERA OLIVEIRA disse...

Miguel e Raphael,
Estava curiosíssima pelas noícias do Encontro! E vê-los em ação desperta na gente um sentimento de Esperança em dias melhores danada de boa! Obrigada por vcs existirem! Beijos, Vera.

Anônimo disse...

Miguel,

Desculpe a "baba-ovice", mas voce esta de parabens, pq tu é f... e eu sou seu fâ!! Ainda mais quando o vejo espancar o Reinaldo Azedo!

Continue assim.

Quando puder serei seu assinante,

Abraços,

Rogerio

Postar um comentário