11 de setembro de 2010

Serra continua atacando a blogosfera



"E o blog tinha coisas sujas a respeito da minha filha, da minha família. Então, eu dei a ele [ao presidente da República]. Falei: "Olha, se puder parar isso".

"Há uma indústria de blogs mantida pelo PT. Ou mantém pagando no bolso direto, ou mantém através de terceirização."



Pincei essas frases do seguinte trecho da sabatina de Serra promovida pelo Globo:

No final, eu passei a ele cópias de blog de amigos dele e do blog de amigos da Dilma. E o blog tinha coisas sujas a respeito da minha filha, da minha família. Então, eu dei a ele. Falei: "Olha, se puder parar isso". Minha filha me disse que deviam estar quebrando sigilos porque existiam dados, segundo ela, que só estavam no IR. Mas ela também não tinha certeza. Foi isso. Ocupou 5% do tempo da conversa. Isso foi tudo. Agora, essa questão de outubro, eu não sabia. Foi a Verônica que começou a me dizer que achava estranho, ela e meu genro... Há uma indústria de blogs mantida pelo PT. Ou mantém pagando no bolso direto, ou mantém através de terceirização. A TV Brasil paga a gente que tem blog sujo. É uma remuneração indireta. E que se dedicam (os blogs) à difamação. No caso do Eduardo Jorge, dos outros (tucanos), foi em função de campanha eleitoral.

Em relação à frase de Serra: "se puder parar com isso", informando descaradamente que pediu a Lula para censurar um blog que mencionava sua filha, Verônica, o que podemos dizer? Quantos blogs não falaram do filho de Lula, por anos a fio? A grande imprensa dedicou inúmeras capas e manchetes ao filho de Lula, ao irmão de Lula... e Serra pede a Lula para censurar um blog modesto (ele se refere ao Amigos do Presidente Lula, um blog maravilhoso mas com obviamente mil vezes menos impacto ou acessos que um site corporativo) porque mencionava sua filha? Ele recuou da acusação de que esses blogs publicavam dados sigilosos: "Mas ela também não tinha certeza". Cara de pau! Não havia dados sigilosos, e sim documentos públicos circulando na internet. A internet é um território aberto. Porque Serra não respondeu às acusações que blogs faziam a sua filha de maneira transparente, pela internet? Mal acostumado pela proteção canina que a grande imprensa lhe dá, Serra confessou que não tolera a liberdade política da blogosfera.

Quanto à segunda afirmação, de que o PT mantém uma "indústria de blogs", inclusive "pagando direto", trata-se de uma leviandade absurda. Serra tem uma visão preconceituosa da militância na web. A maioria dos blogs políticos sequer tem vínculos partidários. Sua acusação genérica atinge a blogosfera como um todo. Mergulhado até o pescoço num universo de cinismo e altas negociatas, o ex-dirigente da UNE não pode mais conceber o que seja um ideal. Mas o brasileiro sabe o que é um ideal, e não apenas para a política. Quantos milhares de brasileiros não renunciaram a uma vida mais confortável em prol da música, da poesia, de um amor? O brasileiro comum é um romântico, e nem sei se isso é uma qualidade absoluta, visto que seria até bom que ele temperasse um pouco esse romantismo com mais pragmatismo.

Ele menciona ainda a TV Brasil como financiadora desses blogs, certamente tentando atacar Luis Nassif, que tem um programa por lá. Engraçado isso. Nassif trabalhou até pouco tempo também na TV Cultura, do estado de São Paulo. Serra ousaria então dizer que a TV Cultura financiava um blog sujo? Aí Serra manda demitir Nassif, e agora continua a persegui-lo? Serra é um tremendo canalha. Ele sabe que Nassif não pode mais trabalhar em nenhum grande jornal, justamente pela posição crítica que desenvolveu em relação à mídia serrista. Ele quer o quê: que Nassif morra de fome? Serra tenta estrangular economicamente seus críticos. Como aliás é o que faz a mídia. Nassif poderia trabalhar na TV Brasil e não ter blog nenhum. Serra quer restringir a liberdade de expressão de Luis Nassif? Se fosse presidente, Serra tomaria alguma atitude para impedir Nassif de postar em seu blog? Ora, Lula é o cara mais violentamente atacado por blogs, e blogs mantidos por corporações midiáticas, e o presidente jamais ofendeu os blogueiros que os fazem, embora nesse caso tivesse todo o direito de fazê-lo, pois é atacado de maneira infinitamente mais violenta e desonesta do que Nassif ataca Serra, se é que se pode chamar as críticas educadas de Nassif de "ataque". Ao contrário, os blogs serristas não só atacam Lula como atacam virulentamente o próprio Nassif.

Pelo que sabemos da atuação do PSDB em Minas e em São Paulo, e pela "auto-censura" draconiana nas redações Globo, os tucanos são os grandes inimigos da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão no Brasil. A catilinária de Serra contra os blogs está registrada na história das lutas pela liberdade, e no dia 3 de outubro ele receberá a nossa resposta.

2 comentarios

Unknown disse...

Miguel,

deve ser muito difícil fazê-los entender que somos chatos de graça.
Eles para conseguirem uma dezena de "militantes" com camisa amarela tem que pagar ônibus, camisa, bandeira, faixa, cartaz, lanche e vale-gás. :D

Hugo Albuquerque disse...

O negócio, Miguel, é que o cara não entende como pode ter tanta gente que apóia um partido e um governo de coração e não precisa estar trabalhando a soldo de ninguém para defendê-lo publicamente - a única resposta que se pode dar é: Fale em nome de seus blogs.

Postar um comentário