25 de maio de 2010

Clipping da Mídia hoje

Segue um clipping do que achei mais interessante nos jornais desta terça-feira:

NA FOLHA

Janio de Freitas defende a diplomacia brasileira:

"O Brasil deu um salto. Nada, nenhum desagrado de política interna, nenhuma discordância com o acordo feito em Teerã, mudará tal fato. (...) negá-lo não ajuda a compreensão de coisa alguma."

Golpe à vista: Procuradora do MP ameaça impugnar candidatura de Dilma Rousseff:

"A candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff (PT) à Presidência caminha para ter problemas já no registro e, se eleita, na sua diplomação."

Comentário meu: Isso é sinistro. Por que só Dilma? O Serra vem espalhando há tempos propaganda da Sabesp por todo o Brasil. Prepara-se um golpe branco, isso sim. Mas se houver, o povo vai as ruas. O Brasil não é Honduras. 

Após queda em pesquisa, Serra privilegiará Sudeste

"Com o empate, a oposição aposta numa disputa violenta. Segundo o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, será "uma batalha campal". Também insistindo que a agressividade parte do adversário, o ex-senador Jorge Bornhausen (SC) diz que será "uma disputa sangrenta".

Comentário meu: Pode vir pro pau. A gente não tem medo de briga.

Especialista americano defende veementemente a diplomacia brasileira, o Brasil, o acordo de Teerã.

Trecho:
Segundo a Federação de Cientistas Americanos, as diferenças entre o acordo mediado por Brasil e Turquia e o proposto em outubro são pequenas. Apesar disso, a administração Obama está seguindo adiante com seu plano de aumentar as sanções contra o Irã.

Contrastando com isso, na sexta-feira o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse esperar que o acordo "possa abrir a porta para uma solução negociada". Brasil e Turquia já conquistaram uma vitória importante pelo fato de terem assumido a liderança nesta questão. Mostraram ao mundo que é possível obter avanços por meio da negociação.

É claro que, como dizemos em Washington, nenhuma boa ação passa impune. A mídia ocidental, incluindo a maioria dos grandes veículos de mídia da América Latina, tende a fazer a cobertura das relações internacionais desde a perspectiva dos EUA.

Como Washington vem satanizando o Irã, a mídia ocidental apresenta uma visão exagerada e unilateral do país, mostrando-o como ameaça ao mundo. Aqueles que apoiam um mundo mais multipolar são acusados de serem "antiamericanos".
Comentário: Incrível. Os americanos estão defendendo mais o Brasil que os próprios brasileiros.

ESTADÃO

Café vendido no País terá de seguir padrão.


"Empresas que venderem café com impurezas e fora dos padrões determinados pelo Ministério da Agricultura serão multadas e terão a mercadoria recolhida por fiscais."

Comentário: A medida é uma antiga demanda do setor privado. Eu incluí essa notícia não-política aqui por carinho pelo café, visto que eu trabalhei no ramo por muitos anos.

Tradução de artigo publicado no jornal The Guardian: O fim da vista-grossa em relação a Israel.

Trecho:
Obama compreende a envergadura da tarefa. Ao visitar a Academia Militar de West Point no fim de semana, ele falou da necessidade de os Estados Unidos edificarem novas e velhas alianças. Ao contrário do seu predecessor, ressaltou o valor do multilateralismo e do engajamento. Mas o contraste entre esses nobres sentimentos e sua resposta negativa ao acordo de troca do urânio enriquecido firmado pelo Irã - intermediado por Turquia e Brasil - é estridente. Duas potências emergentes amigas obtiveram o acordo que o Ocidente tinha proposto, mas não conseguiu concluir. A atitude condescendente de Obama colaborou muito pouco para melhorar suas credenciais de liderança. 

Comentário: A tradução não é boa. Sobretudo dessa frase: "Obama's patronising attitude caused anger and did little to embellish his leadership credentials." Ela cortou a expressâo que dizia que a atitude arrogante de Obama "causou revolta". E o "patronising", como foi usado, é melhor traduzido como arrogância. É melhor não, é o certo. "Condescendente" não se encaixa no contexto. Com isso, ela desvirilizou a crítica à Obama que o texto continha, e que significa apoio à iniciativa brasileira. Pelo amor de Deus, até os tradutores agora estão "manipulando" os textos?

GLOBO

Tucanos em depressão 1: Aécio dá um chega pra lá em serristas.
Tucanos em depressão 2: "tucanos já falam em ganhar sem muita vantagem". Piada?

Boa notícia: Garotinho está isolado e suas chances no Rio são pequenas. Esse é o único ponto no universo onde as opiniões do Globo e do blogueiro convergem. Garotinho de novo não. Cabral não me empolga, mas é muito melhor que o evangélico doido.

7 comentarios

Vera Pereira disse...

Você está certo quanto à tradução. "Patronizing" quer dizer tratar o outro de maneira "condescending", só que esse "condescending", quer dizer "desdenhosa superioridade" e não condescendente. Isto é, patronize é tratar o outro com o olhar de superioridade do patrão sobre o inferior. Condescending tem sempre um sentido de desaprovação. Dá pra estender como arrogância, mas é a tal arrogância velada. Explicações de tradutora de inglês-português.

Miguel do Rosário disse...

Eu estranhei por causa do contexto, e fui conferir no dicionário, Vera. Obrigado pela confirmação.

Miguel do Rosário disse...

"patronizing"- tradução em português
Mostrar filtros de busca
Resultados: 1-2 de 2
patronizing {adj.}condescendente {adj. m./f.}
patronizing {adj.}arrogante {adj. m./f.}

Neste caso, é arrogante. O contexto deixa claro.

Adriano Matos disse...

Esse golpe branco me preocupa. Segundo li, a qualquer tempo, o PT pode também representar contra o PSDB. Inclusive, está pra ser veiculado propaganda do DEM cujo principal orador é o Serra, o que constitui desvio óbvio da intenção da legislação e propaganda eleitoral antecipada.

A legislação é desobedecida por todos, admitamos. Segundo li, essas inserções tem o objetivo de apresentar os ideais do partido e não cultuar personalidade. Não é o que se vê, a direita e à esquerda...

Me parece evidente que essa lei precisa revisão já que todos fogem da letra dessa.

Anônimo disse...

Acho que esta conversa mole de golpe é só para criar alarmismo na população. Isto é conversa fiada de Psdb e Demos . Eles estão mais perdidos que cego no meio de tiroteio

Roberto SP disse...

Pobre Serra e PSDB: "Junho será nosso"

Junho?

Em plena Copa do Mundo pegando fogo?
Ninguém vai nem notar quando Serra aparecer na TV, quem tiver vendo TV vai aproveitar para comentar dos jogos do dia. rsrsr

Aliás, Serra falando na CNI - e com cortes seguidos mostrando a cara bajuladora dos empresários a todo momento - parece que o Brasil está em recessão tal a quantidade de coisas ruins que o tucano detecta e e os empresários (cínicos como é de praxe) concordam. Apesar de estarem ganhando rios de dinheiro.

O povinho perigoso.

Vera Pereira disse...

Empresários podem até concordar com as críticas do Serra na CNI, afinal ele repetiu os lugares-comuns dos empresários: imposto demais, gasto público, falta de planejamento, ou seja, ai meu lucro! Mas empresários não rasgam dinheiro e duvido que tenham encontrado alguma palavra concreta sobre projetos e propostas econômicas do Serra. Achei que ele se comportou na tal audiência-monólogo na CNI como um aprendiz de Silvio Santos, não como candidato a presidente de um país como o Brasil. E ainda deu patadas em dois países com suas piadas de péssimo gosto. Coisa de rodinha de empresários bêbados às duas da manhã no bar do Hilton.

Postar um comentário