24 de maio de 2010

Tucanos desnorteados querem partir pra briga

Os colunistas da grande imprensa começaram a semana perdidinhos da silva. Só sabem repetir, como papagaios, os números do Datafolha, como que tentando entender ou acordar de um pesadelo. Na impossibilidade de tecerem comentários racionais sobre situações um tanto absurdas, como a diferença entre Serra e Dilma cair de 22 para 3 pontos em menos de um mês, no Sul, gaguejam incoerentemente, nervosamente.

Mas os tucanos de carteirinha é que estão realmente desnorteados. Perderam até o medo do ridículo. O presidente do PSDB e coordenador da campanha de José Serra afirmou que os números do Datafolha não batem com suas "pesquisas internas". Detalhe: a notícia está na página 3 da edição impressa do Globo desta segunda-feira.


Guerra manda essa pérola:

"— Eles não conferem com os números que nós temos — disse o tucano, referindo-se às pesquisas encomendadas pelo próprio PSDB."

Essa é boa! O Datafolha é o terceiro instituto a mostrar a candidata petista em situação de empate, ou liderança, e Guerra reage dizendo que não é o que mostram suas "pesquisas encomendadas". Gostaria de saber que tipo de empresa está produzindo pesquisas para o PSDB. Os caras devem parar as pessoas na rua e perguntar:

- Vota no Serra? Sim? Então responde.
- Vota em Dilma? Pode ir embora.

*

Mas o Globo, mais uma vez, deu uma forcinha. O título deveria ser: "PSDB contesta" e não "discute". De qualquer forma, a matéria ao menos traz o contraponto, como a declaração de Dutra, presidente do PT, de que o DEM violou a legislação eleitoral ao mostrar Serra na TV. Não se pode mostrar candidatos de outra legenda numa propaganda partidária. Não antes do período legal.

*

Aves tropicais, porém, como qualquer bicho, se tornam extremamente agressivas quando encurraladas. Os jornalistas políticos detectaram mudanças na estratégia de Serra. Com o empate, a hora é de partir para o ataque. Desconstruir Dilma. Diversas lideranças do PSDB discutem abertamente suas novas táticas. A guerrilha suja deve crescer nas próximas semanas. Leia essa matéria no Correio Braziliense.

Comente!