12 de maio de 2010

Estadão se junta a Serra na defesa do fim do Mercosul

Entendi porque Paulo Skaf, presidente da Fiesp, virou socialista e quer derrubar o PSDB. Há uma elite em São Paulo que não tem compromisso sequer com o desenvolvimento econômico. Esse editorial do Estadão pregando o fim do Mercosul prova isso. Os industriais paulistas e do Brasil todo estão ganhando muito dinheiro vendendo produtos manufaturados para nossos vizinhos latino-americanos: eles não querem o fim do Mercosul.

Agora que eles (Estadão, Serra e os tucanos em geral) botaram as asinhas de fora, qualquer problema com a Argentina servirá de pretexto para decretar o fim do esforço de unir a América do Sul. Não será preciso nenhum príncipe ser assassinado para a guerra ter início. Qualquer medida do governo argentino será motivo. A Argentina é nosso maior mercado de autopeças, eletrônicos e máquinas, e o Estadão quer detonar o Mercosul porque o governo argentino ameaça restringir a importação de biscoitinhos.

Para eleger o Serra, a mídia paulista não hesita em rasgar dinheiro. Mais uma vez eu lembro do Cidadão Kane dizendo a seu contador, em tom de zombaria, que podia perder milhões de dólares por ano, e mesmo assim sua fortuna duraria até o fim de sua vida.

Acontece que o Mercosul não implica somente numa união aduaneira. Foi criado o Parlamento do Mercosul. Há projetos ambiciosos de se criar uma moeda única. E nada disso é uma utopia escalafobética de terceirosmundistas desvairados. As perspectivas econômicas de uma América do Sul unida são extraordinárias. É a única forma de alcançar os Estados Unidos em nível de desenvolvimento.

O processo envolve, necessariamente, a solução de conflitos. Estes só tendem a aumentar, justamente em virtude da intensificação das trocas comerciais. Só quebra louça quem lava.

2 comentarios

Bene disse...

Sea Argentina ganhar do Brasil na Copa vão usar isso como motivo para detonar o Mercosul.

Anônimo disse...

E há a integração cultural, a direita brasileira não é conservadora, é burra ou quer tudo para uma panelinha de sempre

Paulão

Postar um comentário