Dilma cresce em todas as regiões e faixas de eleitores
Serra mantém vantagem sobre a petista só no Sudeste; Sul tem empate técnico, com tucano 3 pontos à frente
Taxa de conhecimento de Marina Silva cresce dez pontos desde abril, atingindo 73%; entre as mulheres, petista perde
FERNANDO RODRIGUES, DA FOLHA
DE BRASÍLIA
DE BRASÍLIA
O crescimento que levou Dilma Rousseff (PT) a empatar com José Serra (PSDB) em 37% na pesquisa Datafolha se deu em quase todos os grupos de eleitores e em todas as regiões do país em pouco mais de 30 dias.
Há uma outra novidade na pesquisa. Agora, Dilma abriu larga vantagem sobre Serra quando se trata de disputar voto entre os eleitores que aprovam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em março, quando o presidente tinha 76% de aprovação no Datafolha, Dilma e Serra registravam 36% de intenção de voto cada um entre esses eleitores pró-Lula.
No levantamento deste mês, a história é outra. Lula repetiu os 76% de aprovação de março, mas Dilma passou a ter 45% entre esses eleitores -nove pontos a mais do que tinha em março.
Já Serra recuou para 32% nesse grupo -ficando 13 pontos atrás da petista. A pré-candidata Marina Silva (PV) tem 10% de intenção de voto no universo pró-Lula.
Outro fato relevante que sustenta a alta de Dilma na pesquisa realizada nos dias 20 e 21 deste mês é ela ter melhorado seu desempenho em todas as regiões do país.
A postulante do PT ao Planalto elevou suas taxas de intenção de voto de 7 a 9 pontos, dependendo da região.
No Sudeste, onde estão 44% dos eleitores brasileiros, Dilma está com 33% e perde para Serra, cuja taxa é de 40%. Mas no mês passado, o tucano vencia por 45% a 26% -a diferença encolheu de 19 para 7 pontos.
Em todas as outras regiões, Dilma está à frente ou empatada com Serra. No Sul, a petista subiu nove pontos e foi a 35% das intenções.
O tucano caiu dez pontos desde abril e está com 38%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, eles estão empatados.
No Nordeste, onde Lula é aprovado por 85%, Dilma registrou 44% das intenções de voto -alta de sete pontos.
Essa foi a única região do país na qual Serra não perdeu votos: manteve seus 33%. Uma explicação possível são as viagens que o tucano fez a Estados como Bahia e Ceará nas últimas semanas.
No Norte e no Centro-Oeste, regiões agrupadas pelo Datafolha, Dilma registra 40% das intenções de voto (mais nove pontos) contra 34% de Serra (menos oito).
No universo de eleitores mais pobres, com renda familiar mensal de até dois salários mínimos (R$ 1.020), Dilma teve uma alta de sete pontos percentuais, saindo de 29% em abril para os 37%.
No mesmo período,Serra desceu de 42% para 37%.
Esse grupo de eleitores de renda mais baixa representa 51% do universo total dos que votam no país. É também onde estão os de mais baixa escolaridade e com menos informação -inclusive sobre o processo eleitoral.
Dilma sempre perdeu para Serra nesse segmento. Agora, pela primeira vez, eles aparecem empatados.
A candidata do PT ainda perde para Serra entre as mulheres, o eleitorado em que tem mais rejeição. Nesse segmento, o tucano tem 38%, e ela, 33%. Entre os homens, Dilma lidera, por 42% a 36%.
CONHECIMENTO
Outra novidade do novo Datafolha é que a taxa de conhecimento de Marina Silva subiu dez pontos em um mês. O período coincidiu com o lançamento da pré-candidatura da senadora e do anúncio de Guilherme Leal como seu vice.
Em abril, o índice dos que diziam conhecer Marina era de 63%, e saltou para 73%.
Há uma outra novidade na pesquisa. Agora, Dilma abriu larga vantagem sobre Serra quando se trata de disputar voto entre os eleitores que aprovam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em março, quando o presidente tinha 76% de aprovação no Datafolha, Dilma e Serra registravam 36% de intenção de voto cada um entre esses eleitores pró-Lula.
No levantamento deste mês, a história é outra. Lula repetiu os 76% de aprovação de março, mas Dilma passou a ter 45% entre esses eleitores -nove pontos a mais do que tinha em março.
Já Serra recuou para 32% nesse grupo -ficando 13 pontos atrás da petista. A pré-candidata Marina Silva (PV) tem 10% de intenção de voto no universo pró-Lula.
Outro fato relevante que sustenta a alta de Dilma na pesquisa realizada nos dias 20 e 21 deste mês é ela ter melhorado seu desempenho em todas as regiões do país.
A postulante do PT ao Planalto elevou suas taxas de intenção de voto de 7 a 9 pontos, dependendo da região.
No Sudeste, onde estão 44% dos eleitores brasileiros, Dilma está com 33% e perde para Serra, cuja taxa é de 40%. Mas no mês passado, o tucano vencia por 45% a 26% -a diferença encolheu de 19 para 7 pontos.
Em todas as outras regiões, Dilma está à frente ou empatada com Serra. No Sul, a petista subiu nove pontos e foi a 35% das intenções.
O tucano caiu dez pontos desde abril e está com 38%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, eles estão empatados.
No Nordeste, onde Lula é aprovado por 85%, Dilma registrou 44% das intenções de voto -alta de sete pontos.
Essa foi a única região do país na qual Serra não perdeu votos: manteve seus 33%. Uma explicação possível são as viagens que o tucano fez a Estados como Bahia e Ceará nas últimas semanas.
No Norte e no Centro-Oeste, regiões agrupadas pelo Datafolha, Dilma registra 40% das intenções de voto (mais nove pontos) contra 34% de Serra (menos oito).
No universo de eleitores mais pobres, com renda familiar mensal de até dois salários mínimos (R$ 1.020), Dilma teve uma alta de sete pontos percentuais, saindo de 29% em abril para os 37%.
No mesmo período,Serra desceu de 42% para 37%.
Esse grupo de eleitores de renda mais baixa representa 51% do universo total dos que votam no país. É também onde estão os de mais baixa escolaridade e com menos informação -inclusive sobre o processo eleitoral.
Dilma sempre perdeu para Serra nesse segmento. Agora, pela primeira vez, eles aparecem empatados.
A candidata do PT ainda perde para Serra entre as mulheres, o eleitorado em que tem mais rejeição. Nesse segmento, o tucano tem 38%, e ela, 33%. Entre os homens, Dilma lidera, por 42% a 36%.
CONHECIMENTO
Outra novidade do novo Datafolha é que a taxa de conhecimento de Marina Silva subiu dez pontos em um mês. O período coincidiu com o lançamento da pré-candidatura da senadora e do anúncio de Guilherme Leal como seu vice.
Em abril, o índice dos que diziam conhecer Marina era de 63%, e saltou para 73%.
PT comemora, e PSDB vê campanha ilegal
DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO
DE SÃO PAULO
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, disse ontem que o resultado da pesquisa Datafolha mostra o acerto da estratégia de colar a imagem de Dilma Rousseff à de Lula.
Ele descartou, porém, a possibilidade de Lula se licenciar do cargo para se dedicar à campanha. "O Lula vai continuar presidente, esse é o seu desejo."
Apesar dos números, Dutra disse que o partido não pode colocar o "salto alto".
"Esse quadro de empate técnico não vai mudar significativamente até julho. Agora, a preocupação será com o Dunga", disse, em referência à Copa do Mundo.
O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), considerou que o resultado da pesquisa é consequência da participação de Lula em "propaganda partidária ilegal", numa referência ao programa de TV do PT.
Os tucanos avaliam que os discursos do presidente no Dia do Trabalho e em rede nacional de rádio e TV também ajudaram Dilma.
"Serra deve chegar na campanha liderando e, na comparação, a gente leva vantagem", disse Guerra.
Marina Silva (PT) disse ontem em Salvador que os 12% que obteve indicam que "a sociedade brasileira está se dispondo a romper o plebiscito" desejado por Lula.
"E um processo político é feito pelos debates, pelo desempenho de cada candidato e seus projetos", disse.
Ele descartou, porém, a possibilidade de Lula se licenciar do cargo para se dedicar à campanha. "O Lula vai continuar presidente, esse é o seu desejo."
Apesar dos números, Dutra disse que o partido não pode colocar o "salto alto".
"Esse quadro de empate técnico não vai mudar significativamente até julho. Agora, a preocupação será com o Dunga", disse, em referência à Copa do Mundo.
O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), considerou que o resultado da pesquisa é consequência da participação de Lula em "propaganda partidária ilegal", numa referência ao programa de TV do PT.
Os tucanos avaliam que os discursos do presidente no Dia do Trabalho e em rede nacional de rádio e TV também ajudaram Dilma.
"Serra deve chegar na campanha liderando e, na comparação, a gente leva vantagem", disse Guerra.
Marina Silva (PT) disse ontem em Salvador que os 12% que obteve indicam que "a sociedade brasileira está se dispondo a romper o plebiscito" desejado por Lula.
"E um processo político é feito pelos debates, pelo desempenho de cada candidato e seus projetos", disse.
37% dizem ter visto programa do PT na TV
DE BRASÍLIA
A propaganda partidária do PT, transmitida neste mês em cadeia nacional de rádio e TV, foi vista por 37% dos entrevistados pelo Datafolha.
O instituto indagou aos eleitores se tinham lembrança de ter visto comerciais dos principais pré-candidatos a presidente da República, e a petista Dilma Rousseff foi a mais citada.
De acordo com o Datafolha, 29% disseram também ter assistido na TV a alguma propaganda com José Serra (PSDB). Outros 21% citaram Marina Silva (PV).
Quando a pergunta era sobre entrevistas que os pré-candidatos deram a programas de TV, 27% responderam ter assistido a alguma aparição de Dilma.
O índice de Serra foi semelhante: 25%. Marina foi vista por 16% dos entrevistados.
O Nordeste, onde Dilma tem seu percentual de intenção de voto mais alto (44%), foi a região do país na qual menos eleitores assistiram a propaganda ou entrevista de algum pré-candidato.
Quando se estratifica a pesquisa, 45% dos eleitores de Dilma assistiram a alguma propaganda da petista na TV recentemente.
Entre os eleitores de Serra, 32% de seus eleitores disseram ter visto seus comerciais.
A eficácia do rádio como veículo de propaganda é muito menor do que a da TV. Apenas 5% dos eleitores brasileiros afirmaram ter ouvido alguma propaganda política no rádio nos últimos 30 dias.
O instituto indagou aos eleitores se tinham lembrança de ter visto comerciais dos principais pré-candidatos a presidente da República, e a petista Dilma Rousseff foi a mais citada.
De acordo com o Datafolha, 29% disseram também ter assistido na TV a alguma propaganda com José Serra (PSDB). Outros 21% citaram Marina Silva (PV).
Quando a pergunta era sobre entrevistas que os pré-candidatos deram a programas de TV, 27% responderam ter assistido a alguma aparição de Dilma.
O índice de Serra foi semelhante: 25%. Marina foi vista por 16% dos entrevistados.
O Nordeste, onde Dilma tem seu percentual de intenção de voto mais alto (44%), foi a região do país na qual menos eleitores assistiram a propaganda ou entrevista de algum pré-candidato.
Quando se estratifica a pesquisa, 45% dos eleitores de Dilma assistiram a alguma propaganda da petista na TV recentemente.
Entre os eleitores de Serra, 32% de seus eleitores disseram ter visto seus comerciais.
A eficácia do rádio como veículo de propaganda é muito menor do que a da TV. Apenas 5% dos eleitores brasileiros afirmaram ter ouvido alguma propaganda política no rádio nos últimos 30 dias.
Há uns 3 meses ou mais a Veja roubou nossas fotos para dizer que eles(o esgoto) inauguraram o marketing viral neste Pais.
Mentira.
O primeiro foi de iniciativa do nosso amigo o artista multimídia Arthur Leandro, do Pará
Este viral, de 2009, portanto bem antes do viral criminoso da Veja.
A conferir
http://criados-mudos.blogspot.com/2009/03/imprima-copie-cole.html
A boca do jacaré trucidou o Serra
Paulão
Um ótimo post sobre a tentativa da via não eleitoral uma das alternativas da direita,
www.edu.guim.blog.uol.com.br
Ana Cláudia
Olhando os gráficos, fica evidente a inescrupulosa manipulação da pesquisa que o DataFolha promoveu na região sul, em abril. Para recordar, quando Serra precisou de um incentivo para lançar-se candidato, uma pesquisa "mandrake" do Datafolha registrou sua subida de 10 pontos no sul, e queda de 4 pontos para Dilma, tudo isso sem qualquer fato explicativo e em flagrante contraste com a tendência dos outros institutos. Já na pesquisa de ontem, para ajustar esse absurdo, Serra “despencou” 10 pontos e Dilma “disparou” 15 pontos, igualmente sem motivo específico. Cara, que casuismo, que crime! E o que é pior, ainda associaram-se à campanha para acusar os concorrentes de manipulação... Aonde chegamos?
Postar um comentário