16 de maio de 2010

Três grandes assuntos

Estou trabalhando no momento em três grandes assuntos:

1) Vox Populi. Estou correndo atrás da íntegra. Mas farei uma análise detalhada com o que tiver à mão. Achei a íntegra. Quero também tecer comentários sobre a (falta de) repercussão na grande mídia.

2) Lula no Irã. Outro tema importantíssimo, que envolve a paz mundial.

3) O Globo deu chamada sensacionalista e mentirosa hoje (veja fác-símile abaixo). Aterroriza a população com o aumento da dívida pública bruta, sem dizer que o importante é a dívida pública LÍQUIDA. Por razões absolutamente óbvias. Dívida bruta é o que devemos, mas há também o CRÉDITO. O importante é vermos o que devemos MENOS o que temos, e daí verificar o que sobra. O Brasil tem reservas superiores a 250 bilhões de dólares. É hoje um grande credor internacional. A dívida pública brasileira, na verdade, caiu fortemente no governo Lula. A matéria é odiosamente mentirosa e manipuladora, porque sequer menciona a dívida líquida.

Trata-se de um tema explosivo e complexo, e, no entanto, o jornal dá apenas 1 página para ele. É uma contradição. O jornal dá manchete sobre a matéria, publica-a no caderno principal, de política, quando o normal seria pô-la no caderno de economia, e lhe dá tão pouco espaço. Claro, não pode esticar o assunto, senão teria que falar na dívida pública líquida, que explodiu com FHC e caiu com Lula. Teria que falar na dívida externa, que explodiu com FHC e foi zerada com Lula. As fontes consultadas são as mesmas da coluna da Miriam Leitão da véspera, ou seja, a urubuzada.

O engraçado é que o único especialista em finanças públicas entrevistado pelo jornal, o economista Amir Khair, afirma exatamente o contrário do que diz a matéria. Khair disse que a dívida pública brasileira não é um problema e está dentro dos padrões internacionais. Mas o jornal, logo de início, tenta quebrar a confiança do leitor em relação à imparcialidade de Khair, ao informar que "suas teses são identificadas com bandeiras da esquerda e do PT". E publicam a opinião de Khair sem destaque e sem espaço para que ele possa desenvolvê-la. Seguramente, ele falou muito mais; publicam, porém, somente algumas frases.



*

A capa do Globo deste domingo:


3 comentarios

Hugo Albuquerque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo Albuquerque disse...

Miguel, sem querer fazer autopropaganda, mas eu escrevi algo sobre o item 2 hoje: Brasil, sua política externa e suas eleições.

Miguel do Rosário disse...

Legal, Hugo, vou lá ver. É bom que eu leio antes de escrever sobre o tema, e aí a gente não se repete ;)))

Postar um comentário