26 de maio de 2010

Esse é o "preparado"?

Manchete no Estadão online:


Manchete na Folha online:


Manchete no maior jornal argentino:


Matéria no Correio Braziliense:




*

A China é hoje o maior comprador de produtos brasileiros. Os empresários brasileiros têm grande expectativa de que o gigante asiático possa ampliar o leque de produtos que adquire no Brasil. Com uma população de 1,3 a 1,5 bilhão de habitantes, e uma economia crescendo a um ritmo impressionante, não é preciso ser nenhum gênio econômico para saber a potencialidade de um mercado assim. 

A piada de Serra sobre os chineses teria sentido se contada numa rodinha de empresários bêbados, num barzinho de hotel às duas da manhã, e mesmo assim em voz baixa. Insinuar que os produtos chineses são vagabundos, desonestos, e que o chinês gosta de cheiro de "galinha queimada", é uma demonstração de preconceito intolerável numa pessoa cujas palavras são lidas minuciosamente na mídia internacional. Serra nunca faria algo semelhante com os Estados Unidos. Uma declaração dessa pode levar um burocrata de Pequim, furioso, a negar a última assinatura que falta num processo para autorizar a entrada de determinado produto brasileiro na China. É uma declaração altamente irresponsável, portanto, feita por um candidato infantilizado pela mídia. Se Lula ou Dilma falassem algo similar, seriam execrados até o fim dos tempos, ou até que formulassem um pedido de desculpas claro ao povo chinês.

Os mesmos comentários valem para as outras declarações preconceituosas de Serra. Ao afirmar que o governo boliviano é cúmplice do tráfico de drogas no Rio, o tucano deixa implícito seu mau-caratismo e seu sectarismo ideológico. Porque não estendeu a afirmação à Colômbia, outra grande fornecedora de cocaína para o Brasil e o mundo? O governo da Holanda é cúmplice dos traficantes de drogas sintéticas? 

A comparação de Ahmadinejad à Hitler ou Stálin é terrivelmente ofensiva e antidiplomática, e também revela um homem despreparado para o cargo que almeja. Se deseja se tornar um chefe de Estado, Serra deveria se comportar, desde já, como um. Serra falou uma besteira colossal. O Irã nunca teve ambições de dominar o mundo. Nunca matou 6 milhões de pessoas em câmaras de gás. Tem um americano que se tornou célebre por uma definição acerca do uso dos termos "nazismo" e "Hitler" numa discussão. Segundo ele, quando alguém chega ao ponto de comparar algum movimento politico com o qual não simpatiza, ao nazismo, e alguma  figura da qual não gosta, a Hitler, é porque já perdeu o debate. 

Serra, desesperado com mais essa vitória de Lula no plano internacional, fez o que nem os lobbies da guerra tiveram coragem de fazer nos últimos tempos, que é associar Ahmadinejad ao que há de mais maligno na história da civilização. Com isso, Serra corta qualquer possibilidade de díálogo com um dos países mais importantes do oriente médio, e, portanto, dificulta as articulações diplomáticas brasileiras não apenas com Irã, mas com todas as nações muçulmanas, que hoje em dia tem enorme importância para nosso comércio exterior. 

Há dezenas de países no mundo que prendem dissidentes políticos. Ao focar seu ódio no Irã, Serra mostra-se tendencioso e faz o jogo dos americanos. Conforme postei há pouco, os EUA lançaram uma ofensiva clandestina contra o oriente médio ao final de setembro do ano passado, e um dos objetivos principais era infiltrar-se em movimentos políticos dissidentes de regimes hostis (leia-se Irã) para desestabilizar governos legalmente estabelecidos. O tucano, por desinformação e subserviência cega aos EUA, apóia esses sinistros joguinhos de guerra. 

Como é um forte competidor na disputa pela presidência, a declaração de Serra não apenas é um absurdo conceitual, como pode vir mesmo a atrapalhar, neste delicado momento, a diplomacia brasileira, visto que a frase certamente foi lida por representantes diplomáticos do Irã no Brasil e será traduzida e repassada para o governo iraniano. O cacife político que o Brasil construiu junto ao Irã, usado para mediar uma grave crise nuclear que pode, se mal resolvida, descambar no pior conflito militar desde a II Guerra, fica abalado pela grosseria imbecil de José Serra, visto que os iranianos podem se sentir inseguros quanto ao futuro de suas relações com o Brasil, já que, no caso de vitória tucana, o presidente seria uma pessoa que cultiva ódio particular contra Ahmadinejad, presidente eleito por seu povo (se houve fraude, ela não foi comprovada pela Justiça eleitoral iraniana. Se devemos respeitar as decisões da Justiça brasileira, devemos fazer o mesmo em relação à justiça de outros países). 

O ataque ao Mercosul, por sua vez, é outra grosseria imperdoável. 

Não, Serra, definitivamente, não está preparado para ser presidente de república. Ele não respeitará nenhum país que ele considere "inferior" de ponto-de-vista econômico, moral ou político. Lembra-me muito um outro diplomata tucano que disse, há pouco tempo, que Cuba era um país "desimportante".

5 comentarios

Luiz Gustavo disse...

Parabéns pelo seu texto!!! Bela análise...

Abraços!

Ester Alves disse...

Deixa que fale, deixa diga. Ele vai se enforcar com a própria língua.
Ah! Você esqueceu o que ele falou sobre a gripe “suína"

Anônimo disse...

ESTAMOS FRITOS...SEM ABILIDADE GERENCIAL...CANDIDATO DE GABINETE, CONSTRUIDO POR PARTE DA MIDIA PIG

Anônimo disse...

O Meigo anda irritado ultimamente

Paulao

Anônimo disse...

Miguel,

Nada do que o SERRA falou foi por "impulso",
"preconceito" ou "bobeira", etc. CONSCIENTEMENTE, ele assim agiu por ser um lacaio esperançoso de que os USA e outros "atores políticos"(não sei como...) ajam em seu favor nesta eleição que ele e os seus assessores já viram como perdida.Trata-se de uma estratégia desesperada que ele julga como o Último Trunfo de uma disputa praticamente perdida!Coisa de quem já perdeu a razão e o respeito a si próprio. Se é que o teve em algum momento de sua vida.
Um abraço
Dantas

Postar um comentário