10 de maio de 2010

Empréstimo do Brasil à Grécia vira "doação"

O Globo amanheceu cheio de cogumelos venenosos na seção de Cartas. Mais uma vez, o jornal manipula a ignorância de leitores, que não são jornalistas e não tem, portanto, a obrigação de saber se não forem corretamente informados. E, nós sabemos, não são.


O Brasil anunciou que irá participar do pacote de ajuda à Grécia com algumas centenas de milhões de dólares. Trata-se de um empréstimo, a juros nada generosos. Mesmo assim, será de grande valia para a Grécia nesse momento difícil.

Concordo que há sim, contradição no fato de um governo petista emprestar dinheiro a outro país sabendo que o FMI exige medidas draconianas. Mas se formos procurar contradições, não será esta a primeira nem a última. A Grécia pertence à União Européia, e é ridículo comparar seus problemas às terríveis mazelas sociais que o Brasil vivia na época em que dependia do FMI e que ainda vive.

De qualquer forma, a seção de cartas, aumentada recentemente, serve à linha editorial. Desinformam. Qual o objetivo do jornal? Não é informar? Posso publicar então uma carta opinando que não devemos usar preservativos?

O Brasil não está dando dinheiro de graça à Grécia. Está em-pres-tan-do. Esse dinheiro voltará com juros. Também volta como capital político, e mesmo financeiro, visto que a boa imagem do Brasil nos mercados mundiais ajuda o país a vender títulos públicos no exterior.

*

Uma leitora me disse que estava preocupada com a dívida interna brasileira. De fato, a dívida interna líquida do governo federal e Banco Central aumentou bastante em 2009 e bateu recorde este ano, atingindo 39,75% do PIB em março, segundo o IPEA Data. Mas você tem que ver a dívida líquida total. Esta vem caindo expressivamente nos últimos anos. Depois de atingir 41% em agosto de 2002, iniciou um período de quedas paulatinas, chegando a 23,5% em novembro de 2008. Com a crise financeira mundial, voltou a crescer, mas não muito, atingindo um pico de 30% em outubro de 2009, para depois cair para 29,4% em março deste ano.

Os números são tranquilos, visto que os países ricos rolam dívidas públicas em percentuais muito maiores que esses.

Dívida total líquida do governo federal e Banco Central
Periodicidade: Mensal
Fonte: Banco Central do Brasil, Boletim, Seção Finanças Públicas (BCB Boletim/F. Públ.)
Unidade: (% PIB)
Comentário: Quadro: Dívida líquida do setor público. Obs.: Produto Interno Bruto (PIB).
Atualizado em: 30 de abril de 2010


*

E já que eu comecei falando em cartas, encerremos o post citando uma carta que vi hoje na Folha.  Otavinho devia estar distraído.

1 comentário

Anônimo disse...

O blog foi para os favoritos. Muita informação de qualidade, com um ponto de vista que, a mim, parece despretensiosa e independente. Parabéns!

Fabiano

Postar um comentário