24 de maio de 2010

Analisando o Datafolha - Parte 1

O Datafolha publicou os relatórios completos das pesquisas que divulgou no dia 21. É muita coisa. Terei uma longa noite analisando tudo isso. Acho melhor dividir em várias partes, e mesmo assim, publicando os posts ainda em processo. Vamos lá.


Dilma já havia alcançado Serra na pesquisa espontânea em dezembro. Se houvesse honestidade entre os colunistas da grande imprensa, o fato seria tratado com a importância que ele merece, ou seja, desmentindo a tese de que a petista seria uma candidata excessivamente "pesada". De lá para cá, Dilma disparou na liderança, aproximando-se novamente do tucano apenas na pesquisa do dia 16 de maio, a tal que provocou tanta polêmica no mundo político, mas voltou a ganhar distância na mais recente, alcançando 19% das intenções, contra 14% de Serra.

*

O jacaré trinca os dentes!

Intenção de voto para presidente da República - 2º turno - Serra x Dilma
(Resposta estimulada e única, em %)



Os números mostram que o jacaré apenas abriu um pouco a boca em abril para fechá-la com mais força agora...

*

Serra come poeira entre os homens!


O voto masculino é importante porque reflete um eleitorado com mais informações políticas. O Datafolha informa que apenas 65% das mulheres sabem que Dilma é a candidata de Lula, enquanto 77% dos homens sabem isso. A tendência natural, lógica, é que as pessoas sejam informadas, e, portanto, o gráfico dos homens reflete com antecipação uma realidade que será de ambos os gêneros. Aliás, a mesma pesquisa mostra que, conforme as mulheres têm acesso à informação mencionada, elas optam por Dilma. Está solucionado a tal mistério sobre a suposta fraqueza de Dilma entre as damas. É pura falta de informação. Os quadros tendem a se equilibrar quando o grau de conhecimento cresce.

ÍNDICE DOS QUE SABEM QUE DILMA É A CANDIDATA DE LULA
(Estimulada e única, em %)

Comente!