27 de maio de 2010

Serra, lambe-botas de potências, verdugo dos pequenos


(capa da Folha de hoje, quinta-feira 27 de maio de 2010)

O candidato José Serra é um colonizado. Para ele, deve-se respeito apenas aos Estados Unidos e Europa. O resto do mundo que se dane. A declaração de que o governo boliviano é cúmplice no tráfico de drogas no Brasil, caso tivéssemos uma imprensa séria, seria alvo de amargas reprimendas editoriais sobre sua falta de compostura. Dar manchete só não adianta. Ao contrário, até piora as coisas, porque ajuda a difundir uma opinião preconceituosa para toda a sociedade.

Taí uma coisa que não se precisa ensinar. Está no caráter. Outro dia, um diplomata tucano afirmou que Cuba era um país "desimportante". Depois Serra chama Ahmadinejad de Hitler, causando atritos nas relações do Brasil com um dos países mais relevantes do oriente médio, com o qual o Brasil planeja intensificar relações comerciais e políticas; ao falar assim, o tucano se imiscui na política interna do Irã e descredencia o Brasil da função de mediar um acordo de paz numa região explosiva.

Queríamos ver Serra criticar a invasão americana ao Iraque, esse sim o maior golpe contra os direitos humanos das últimas décadas no oriente médio. Uma coisa é você brutalizar cidadãos do seu próprio país, que mal ou bem tem como se articular e defender-se, porque estão ali, em sua terra, com melhores condições de reagir politicamente. Outra é - usando mentiras como pretexto - violar a soberania de uma nação estrangeira, massacrar e torturar seus cidadãos, aniquilar sua economia, roubar suas riquezas naturais, matar todos de sede, fome e humilhação.

O governo do Irã pode ser cruel. Após os protestos, enforcou UM dissidente político. Mas não se pode comparar ao que os EUA fizeram no Iraque, onde mataram mais de UM MILHÃO de iraquianos e destruíram a vida de DEZENAS DE MILHÕES de pessoas. Esse tipo de conta parece que não vale muito para gente como Serra. É o que dizia aquele personagem de Dostoiésvki: mate um e seja um assassino; mate milhões e se torne o campeão da humanidade.

E agora, cúmulo da falta de respeito pelo outro e da estupidez diplomática, o candidato acusa a Bolívia de ser "cúmplice" no tráfico de drogas do Brasil.

Por que essa violência? É por que a Bolívia é pobre? É assim que Serra irá conduzir as relações internacionais? Agredindo gratuitamente nações amigas? O candidato não podia restringir a luta eleitoral a nossos problemas domésticos? A Bolívia, que eu saiba, já tem problemas demais para resolver. Não precisa que a disputa política no Brasil lhe traga ainda mais dores-de-cabeça.

O problema do tráfico de drogas no Brasil deve ser resolvido aqui dentro. A manifestação de Serra é digna de um representante da ultradireita mais nojenta dos Estados Unidos. A Bolívia é o país mais pobre da América do Sul. O principal comprador da droga é o estado de São Paulo. O Brasil deve assumir a culpa por seus vícios, e não transferir a responsabilidade para um vizinho que não teve a sorte de possuir as imensas riquezas materiais e geográficas que existem aqui.

Alguém deveria explicar a Serra que, conforme a Constituição Federal Brasileira, uma das funções de um Presidente da República é:

"celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional"

A julgar por suas declarações sectárias e irresponsáveis contra nações amigas, Serra não ajudará a diplomacia brasileira a estender pontes comerciais, políticas e culturais para com o resto do mundo em desenvolvimento. O que o PSDB pretende? Criar o Dia Nacional de Tirar os Sapatos para o Tio Sam? Não se pode desrespeitar um povo apenas porque não é uma super-potência. Deve-se respeitar a todos da mesma maneira. Este é o segredo do sucesso internacional de Lula, e foi isso que ajudou o Brasil a elevar suas exportações de maneira formidável para todas as nações do mundo.

Abaixo, recolhi algumas manifestações da imprensa latino-americana com as declarações de Serra sobre a Bolívia e o tráfico de drogas:



















9 comentarios

Roberto M Almeida disse...

Caro Miguel,o que o Serra deixou nas entrelinhas é que o governo brasileiro é no mínimo conivente com o governo boliviano. Não conta que houve um encontro do Evo com o Beira-mar ou o Marcola.
Miguel, não costumo comentar com termo chulo, mais este serra está se mostrando um GRANDE BABACA SEM DISCURSO.

"A cocaína vem de 80% a 90% da Bolívia, que é um governo amigo, não é? Como se fala muito”, ironizou o pré-candidato. “Você acha que a Bolívia iria exportar 90% da cocaína consumida no Brasil sem que o governo de lá fosse cúmplice? Impossível. O governo boliviano é cúmplice disto. Quem tem que enfrentar esta questão? O governo federal”, declarou Serra. O pré-candidato chegou a defender uma mudança na Constituição para que o Governo Federal tenha um papel mais enfático no combate à criminalidade".

jozahfa disse...

Serra usa uma espécie de óculos invisível. É um filtro esse óculos com o qual ele, e sua turma, enxergam o mundo. O filtro serve para eliminar tudo que não lhes interessa: um mundo plural, democrático, justo. Querem se apegar ao velho modelo liberal inventado pela grande revolução de 1789, onde se privilegiou as liberdades em detrimento dos demais critérios de igualdade e fraternidade. Esse novo mundo, porém, está cada vez mais possível, graças a gente como a gente que o vem construindo diariamente. Lula, dos de nós, é o notável.

Anônimo disse...

Durante anos e anos, Lula encheu a boca para dizer que um diplomata brasileiro tirou os sapatos na alfândega norte-americana, em plena crise que seguiu o atentado às torres gêmeas. Como se isso fosse uma humilhação. Quer humilhação maior do que o Ministro das Relações Exteriores do Brasil e o homem de confiança do Lula para a diplomacia serem barrados em um evento internacional promovido pelo maior parceiro comercial e mais importante vizinho? Agora, cá entre nós, o mais humilhante é que ninguém deu por falta deles. A festa continuou. E Celso Amorim, de braços com Marco Aurélio Garcia, ficaram vagando pelas ruas de Buenos Aires. Só faltou cantarem " son dos pra lá, dos pra cá". A grande festa do Bicentenário da Argentina acabou, para os dois maiores diplomatas brasileiros, dentro de um "remis", direto para o hotel.

Roberto M Almeida disse...

Quer coisa mais humilhante e covarde do que se esconder no anonimato para criticar e ou emitir opiniões? Pessoas ideologicamente resolvidas certo ou errado se identificam porque tem convicções de suas posições. Amigo, saia do armário ideológico, defenda suas posições com clareza.
Abraços.

Esquemas Táticos disse...

Miguel, o cara é um desastre. Não tem preparo algum para ser presidente da República. Depois os países reclamam da postura dele e o PIG nacional vai dizer que é ingerência internacional nas eleições daqui.

Miguel do Rosário disse...

AHAHAH, o anônimo aí quer comparar uma falha tola na organização de um evento com o tira-sapato do Lampreia, ou terá sido o Lafer? De qualquer forma, my boy, aquilo foi apenas um símbolo, um símbolo perfeito. Ninguém ligou exatamente para o sapato em si, e sim porque coroava uma política de lambe-botas, que iam aos EUA de mãozinha estendida pedindo dinheiro e orientações.

reginaldo gadelha disse...

Petralhas sempre defendem o indefensável, senão, vejamos.

Vc disse que o Serra declarou que Cuba não é importante. E é ? Prá quem ? Pros cubanos que vivem nos EUA ? Importante porque seus parentes ainda estão "presos" a politica criminosa do canalha fidel e sua camarilha ?

Vc reclama do título dado ao ahmadinejhad, e dai ? Ele merece ser chamado de porcaria, de tranqueira, de criminoso. Ou não é ?

Vc diz que o Serra descredencia o Brasil, mas, e o lulla ? Qual dos dois fez mais estranjeiros rirem do Brasil ? Tenho certeza. Foi o lulla.

A bolívia produz o que além de coca ?

Então camaradinha, tá defendendo a Bolivia e seu presidente ladrão de refinarias pq ?
Tá ganhando algo com isso ?

V

Miguel do Rosário disse...

Cuba é importante porque é uma nação com seres humanos e cultura, sendo tão importante quanto a Suiça. Bolívia produz gás, minérios, livros e filmes.

Eu tô ganhando algo com isso, sim. Prazer de ver canalhas como você quebrarem a cara. Não tem preço.

Roberto M Almeida disse...

Saiu do armário Reginaldo? parabéns, assim poderemos ter um debate salutar, seus argumentos são sólidos, sua eloquência é contagiante. Reginaldo, concordo contigo, esses estranJeiros não tem Geito, com o Lulla é só risada. hahahhah
PS. Miguel, não pude resistir, é que pensei que era o sitio do Profº Hari.

Postar um comentário