Observem que 44% dos eleitores afirmam que votariam, com certeza, num candidato apoiado por Lula. Por isso mesmo, é tão importante para a oposição impedir que a população tenha acesso a uma informação política básica, um direito de todos, sobre qual é a candidata preferida do presidente.
Esses 44% correspondem a 59 milhões de eleitores, e indicam, portanto, a possibilidade de uma vitória de Dilma Rousseff ainda no primeiro turno.
*
EVOLUÇÃO INTENÇÃO DE VOTO PRESIDENTE - CENÁRIO 1
-ESCOLARIDADECATEGORIAS
Serra ganha apenas (por só 3 pontos, ou seja, empate técnico) entre o eleitorado que tem o ensino fundamental. Dilma ganha entre os com ensino médio e superior. Isso está relacionado ao grau de conhecimento dos candidatos. Quanto mais informado é o eleitor, mais vota em Dilma, menos vota em Serra.
A verdade insofismável é que Serra não apenas não possui carisma. Ele é antipático. Quanto mais aparece, quanto mais o eleitor o identifica com a oposição à Lula e a governo anterior à Lula, quanto mais o eleitor recebe informações, cresce a rejeição ao tucano. O próprio Datafolha identificou isso:
Confira abaixo o grau de conhecimento de cada candidato.
Repare que Serra é conhecido por 98% dos entrevistados. Dilma, por 90%. A diferença de 8% corresponde a 10,72 milhões de eleitores que não sabem da existência da petista. Mas os números trazem detalhes mais esclarecedores. Por exemplo: 34% dos entrevistados pelo Datatafolha responderam que conhecem "muito bem" José Serra, enquanto somente 15% responderam o mesmo sobre a sra.Rousseff. A diferença, de 19%, corresponde a 25 milhões de eleitores.