25 de agosto de 2010

Alô alô TSE, façam propaganda mais simples e objetiva sobre a nova exigência de 2 documentos para votar!

O Tribunal Superior Eleitoral tem veiculado propaganda para informar a nova exigência de dois documentos (identidade e título de eleitor), mas não é uma campanha de massa. Os comerciais entram intercalados com muitos outros mais "intelectuais", sobre como escolher bem seus representantes, numa linha paternalista idiota que beira o desrespeito à inteligência do povo. Alguns comerciais são ótimos curta-metragens, mas cumprem pessimamente a função de tirar dúvidas práticas e, sobretudo, não esclarecem a MUDANÇA, essa maldita mudança aprovada há poucos meses, que exige a apresentação de DOIS DOCUMENTOS na hora de votar, a carteira de identidade e o título do eleitor.

O que nós gostaríamos de ver é uma propaganda simples e direta, mostrando um eleitor indo votar, apresentando esses 2 documentos ao mesário, e votando.

Mandem mensagem para o TSE:

O Twitter deles é esse: @TSEjusbr

O presidente do TSE é o ministro Ricardo Lewandowski. Tô tentando encontrar seu email.. Seu email é gabinete-lewandowski@stf.gov.br. (mandei um email pra lá e voltou... será que está sobrecarregado?)

9 comentarios

Anônimo disse...

Miguel,
Essa questão é muito grave. Não é à toa que a Cantanhede disse, há alguns dias, que a última esperança do Serra era a exigência de dois documentos para votar. É possível que grande parte das pessoas não saibam dessa exigência, que me parece foi levantada pela coligação PSDB/DEM.
Na minha casa, por exemplo, a cuidadora de minha mãe, pessoa razoavelmente informada, que vê televisão com frequência, não sabia até hoje, 25/08, que só poderia votar com os dois documentos, o título e uma identidade com foto.
Os programas do TSE têm sido muito fracos no esclarecimento da exigência, e são difíceis de entender. Acho que aí tem coisa!
Imagine no dia da eleição, um cidadão chega na seção eleitoral para votar com o título, como sempre fez, e é impedido de votar: como vai ser, ele não vai poder exercer seu direito? Será cerceado em seu legítimo direito constitucional? E se precisar apresentar certificado de votação para receber pagamento?
Estou antevendo problemas sérios aí.
Um abraço.
Zuleica Jorgensen

Anônimo disse...

O programa político da Dilma deveria fazer o que o TSE não fez. Acorda, PT.

José Marcio disse...

É isso aí Miguelito. Vou divulgar no meu blog e no Twitter.

Patrícia disse...

Eu acho que a esta altura os partidos, prncipalmente PT, devem entrar firmes nesta campanha de esclarecimento à população, se for esperar o TSE, sei não...

Samuelomelo disse...

É fato que a Dilma será a grande prejudicada caso não haja propaganda informando a necessidade dos dois documentos!!!
Ta na hora do PT tirar alguns segundos da sua campanha e informar o eleitor e juntamente a isso cobrar do TSE mais e melhores propagandas...aqui no NE, polo da DILMA não adianta internet para se chegar ao grande eleitorado da petista, tem que ser muita propaganda na TV e no rádio!!!

X-MAN disse...

Não é de hoje que critico essas propagandas do tse, do tipo "to de olho", se o proprio tse autorizou o cidadão a se candidatar deveria se preocupar com outros assuntos; por exemplo, nas ultimas eleições presidenciais muitos não sabiam que poderiam ainda votar na legenda, vi muitos pegando santonhos no chão e votando em qualquer um, e nessas eleições vejo que isso vai pelo mesmo caminho; o tse deveria se preocupar em INFORMAR E ESCLARECER como se vota (as opções que se tem) onde se vota e o que é necessario pra se votar, simples direto e objetivo, sem firulas. Afinal tinha uma peça publicitaria deles que até hoje não consegui entender.

IV Avatar disse...

Aqui no Sul do Maranhão há muitos eleitores sem um dos documentos e noto nenhum mutirão no sentido de que as pessos os retirem
Uns tem título mas não docuemnto com foto
Outros tem documento com foto mas não o título
Incrível a inoperância destes legisladores, sei lá quem, que deveriam obrigar que o título de eleitor já trouxesse a foto
É o tal do modernoso atrapalhando ou agindo de má fé ou suprimir a foto no título eleitoral para, agora, virem com tal exigência

Uma dica: que o TSE envie cartas a todos os eleitores sobre a exigência

Que tal pedirmos isso ao TSE gente

Os eleitores podem receber tais cartas até perto das eleições, portanto dá tempo, muitos mudaram de endereço sim, mas milhões não, e há bancos de dados onde os endereços estão mais atualizados

Os candidatos a deputados federais, senadores e governadores precisam se engajar nesta campanha, cada governo estadual pode comunicar tal exigência aos seus eleitores, quem sabe providenciar tal documento também

augusto disse...

Ufa miguel! Falaste tudo.
copiar por favor nos outros blogs.
Se continua assim.. esta é a maneira mais factivel de tornar a derrota tucana menos devastadora.

Jackson disse...

Miguel,
O Poder Judiciário substituiu o ponto-gov por ponto-jus nos sites. Será que os e-mails não acompanharam essa mudança?

Postar um comentário