27 de agosto de 2010

A ditadura Lula


Esta senhora aí é uma figuraça. Reparem na expressão mesclando angústia e preocupação. Não deve ser fácil a vida de uma poderosa médium, leitora do pensamento alheio. Em sua coluna de hoje, Kramer afirma que conseguiu devassar as "profundas da alma" de Lula e o que viu lá não era bonito. A jornalista nos alerta que, por trás do rostinho carismático do "cara", oculta-se um Stálin, um Hitler, um Chávez!

O presidente Lula não se segura. De vez em quando externa o que lhe vai às profundas da alma, coisas que jamais esquece: a derrota da CPMF e a impossibilidade de ter aprovada a chance de alcançar um terceiro mandato sem traumas institucionais.

O problema com o imposto do cheque não é o dinheiro. Isso não faz falta ao governo. Lula não se conforma é com a derrota política que o fez perceber a impossibilidade de aprovar a emenda do terceiro mandato no Senado.

Para a colunista, nas "profundas da alma", Lula é um chavista de terceira categoria, integrando o eixo do mal formado pelos governantes inimigos da mídia do continente.

Os caminhos são diferentes, mas o objetivo dos governos da Venezuela, da Argentina e do Brasil é o mesmo: tutelar a sociedade e assegurar trânsito livre de críticas aos respectivos projetos de poder, por intermédio do controle da informação.

O governo Lula ensaia, recua e insiste em manietar a imprensa por meio de instâncias colegiadas e sugestões corporativas. Os Kirchner alteram as leis para prejudicar os grandes grupos de comunicação.

Chávez é explícito. Hoje prende e arrebenta, mas nem sempre foi assim, embora caminhe nesse sentido desde o início. Os fascinados por "governos do povo" - os bem-intencionados, não os vendidos - é que não percebem o andar da carruagem do autoritarismo.

Só se dão conta e protestam quando suas vozes já não podem mais ser ouvidas.

O único discurso que sobrou para a oposição é vender a idéia de que Lula e Dilma são chavistas satânicos e que o Brasil é uma ditadura iraniana.

O trecho citado acima vem depois de uma crítica feroz e exagerada a uma lei que restringe o humor em período eleitoral:

Não é (só) a liberdade dos humoristas que está sendo violada com as proibições impostas pela Lei Eleitoral. São as garantias de toda a sociedade, além da Constituição como fiadora da liberdade de expressão.

Ela associa, desta forma, a lei anti-humor a Lula, quando na verdade ela foi assinada por Marco Maciel, presidente em exercício durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso, em 1997.

A alquimia da inversão continua a todo vapor. FHC muda a Constituição sem fazer plebiscito - para que saber a opinião da massa não-cheirosa? - com vistas a inventar a reeleição para si mesmo e Lula é o "chavista" e o PT é o "PRI".

Observação importante: ali havia, aí sim, interesse claro em comprar o voto de parlamentares. Dois parlamentares confessaram que venderam seus votos.

O verdadeiro mensalão foi a reeleição de FHC. Com um agravante: ele segurou o câmbio artificialmente para não perder votos, fazendo o Brasil perder bilhões de dólares. O que escandaliza a mídia, no entanto, é a tapioca que o ministro dos Esportes comprou numa lanchonete de Brasília.

O governo FHC veta o humor em campanha eleitoral para blindar sua imagem e facilitar a sua reeleição, e o PT é que é o adversário da liberdade de expressão.

FHC (e portanto Serra) é o verdadeiro "Chávez" - entendendo aqui, naturalmente, o que a mídia pensa do presidente venezuelano, não o Chávez real.

16 comentarios

Anônimo disse...

miguel,
provavelmente ela é do time dos humoristas da net: o tio rei, o prof hari, a tia carmela.
o que eles escrevem é humor puro, não tem a ver com a realidade.
emerson57

Anônimo disse...

Dora quem?

Roberto Milfont disse...

Bem colocado por vc, mas ,porque perder tempo com essa doidinha?

Hugo Albuquerque disse...

Miguel, esse pessoal tá caduco, eles não aceitam que o espaço que ocupam é irrelevante para determinar os rumos do país. Todos pisaram em muitas cabeças e puxaram o saco de muita gente para se depararem com essa sorte triste e agora perderam o controle. Serra, que é um jênio, embarcou nesse discurso e se estrepou.

Maximiliam Klimberger disse...

Meu caro Miguel: Desculpe-me por contrariá-lo, mas dar espaço neste blog essencial para todos nós que o lemos diariamente a uma figura como essa tal de Dora Krammer é transferir a quem não merece uma importância demasiada. Essa pseudo-jornalista que já passou de forma destrabelhada pelo Jornal do Brasil, ajudando a afundar ainda mais o matutino carioca - onde, creia-me, ela procurou ser "a substituta do "Castelinho" - não tem um mínimo de seno jornalístico e nos envergonha a todos nós que militamos no jornalismo diário com sua subserviência aos poderosos e aos barões da mídia. Transcrever texto dela é até afronta já que seu espaço nas páginas do Estadão-censurado sequer serve para o pior que se faz do papel jornal. Lamento pela crítica, mas ela vai de quem conhece essa figura lamentável há mais de dez anos...

Miguel do Rosário disse...

Valeu pela crítica, ela é recorrente. Mas eu acho necessário saber o que esses caras estão dizendo. Depois que a Dilma ganhar, aí sim, vou dar adeus a esses bocós. Acabou para eles. Até lá, eu vou vigiá-los atentamente.

OLHAR CIDADÃO disse...

Parabéns pela matéria.

Você foi muito feliz em fazer ver quem de fato ( FHC) rasgou a Constituição, quem escancarou o balcão de negócios com deputados, e afundou o Brasil numa crise cambial, e como parte da mídia mentirosa e manipuladora, ignora propositalmente, mostrar isso.

Grande abraço

Unknown disse...

Grande Miguel,

assino o jornal O Tempo aqui em MG e a coluna da Dora Kramer é reproduzida no jornal. Mas você ia gostar das colunas da Carla Kreeft - http://www.otempo.com.br/otempo/colunas/?IdEdicao=1769&IdColunaEdicao=12693
É mais hilária que a Dora Kramer:
"A oposição parece ter se assustado com o atual quadro da sucessão nacional. O crescimento da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, não era esperado. A pergunta que se faz é por que PSDB, DEM e PPS não conseguiram vislumbrar a possibilidade real desse crescimento e criar soluções para impedir que a ex-ministra conquistasse uma boa margem de vantagem."
:D :D

José Mendes disse...

Eu li o texto dessa colonista hoje... golpista até a raiz do cabelo, salivando pela reedição do "Marcha da família com deus pela liberdade". Aff!

bLOgDoRiLdO disse...

Ah, Miguel! Quando o conheci no Encontro de Blogueiros pensei: "caramba! O cara é um garoto ainda e escreve como gente grande!"

Mas o que melhor expressa esse momento não foi escrito por você, mas por um marqueteiro que não sei quem é, e também não está neste post. Está num outro mais recente e diz: "Ver o Serra tomar uma surra: não tem preço". E não tem mesmo!

Soube do Ibope no momento em que ouvia a Dilma em seu comício em Pernambuco. Fiquei imaginando a cara do Serra. Peguei uma foto dele e fiz uns balões com alguns dizeres (pode ser visto no baixada carioca).

É uma delícia perceber que mesmo faltando com a verdade; mesmo criando situações fictícias e crises infundadas como os tais "dossiês"; mesmo com toda essa velha mídia batendo todos os dias, o povo não acredita nessa velha oligarquia excludente; nesses colonialistas estadunidenses preconceituosos.

O povo está aprendendo a filtrar as informações. E santos como essa senhora colonista (PHA) da Folha tem bilhete só de ida para o inferno.

Miguel do Rosário disse...

Obrigado, Rildo, mas não acha exagero chamar uma pessoa de 35 anos de "garoto"? ;) De fato, o povo está mais maduro agora. Não se deixa enganar tão facilmente por essas armações grotescas.

Marola disse...

Tenho uma particular aversão a essa colunista, pelo menos desde o tempo em que a assisti em um programa Roda Viva fazendo algumas perguntas capciosas e eivadas de maledicência a ninguém menos do que Brizola. Um nojo. Há poucos dias li um comentário em um dos órgãos do PIG no qual Lula é qualificado como "grande eleitor" do PT, meio que o comparando a um daqueles potentados da Alemanha pré-Bismarck. Eu responderia que aqui no Brasil, o grande eleitor do PSDB sempre foi o PIG, "nunca dantes na história deste país" uma agremiação política teve tanto apoio, aberto ou velado, por parte dos meios de comunicação. E Dora Kramer é, como sempre foi, um dos exemplos exponenciais dessa abjeta submissão. Vai ser um grande prazer para mim vê-la derrotada em 3 de outubro.

Anônimo disse...

Ela tem que se preparar para 2026!

Anônimo disse...

Será que a Dora ta cuidando da cozinha direitinho???Mulherzinha mais perdida.. será que tem GPS prá isso...

Miguel do Rosário disse...

cozinha??? anonimo, vc quer desmoralizar esse blog junto a público feminino? não faça isso, pelo amor de deus?

antonio barbosa filho disse...

"Tutelar a sociedade" é boa! Sem querer ela repetiu a palavra de ordem do Roberto Marinho, reencarnado em Ali Kamel.
Quem disse a mesma coisa, na Globo News, foi a Cristiana Lobo (se não me engano é o nome da "menina do Jô), num programa repetido várias vezes. A pauta-única continua, até o abismo...

Postar um comentário