16 de agosto de 2010

Noblat: Serra vai perder

(Trecho final da coluna de Noblat no Globo de hoje).

Alguém poderia me dizer que eu reproduzo a opinião do Noblat por conveniência. Serei obrigado a responder que... SIM! Mas não só por isso. Os leitores do meu blog sabem que tenho uma tese a respeito da necessidade de praticar a contrainformação. Haverá um momento em que a blogosfera terá força suficiente para caminhar com as próprias pernas. Por enquanto lançamos mão daquelas técnicas chinesas de usar a força do inimigo contra ele mesmo.

Noblat se tornou um dos blogueiros políticos mais lidos do país durante o mensalão, quando seus posts pautavam CPIs no Congresso. Sua influência oscilou desde então, crescendo em épocas de crise e declinando nos períodos mais calmos.

A posição de Noblat sempre foi explicitamente contra o governo Lula. A postura de seus escritos, ao longo dos últimos anos, foi se tornando cada vez mais arrogante, cobrando atitudes e posições de senadores quase como se estivesse dando ordens. O senador Pedro Simon chegou, certa feita, a pedir desculpas a Noblat por não ter seguido a pauta recomendada pelo blogueiro.

Dá para notar, contudo, que o entusiasmo de Noblat arrefeceu. Surgiram outros blogs políticos mais interessantes, rompendo o quase monopólio que o blogueiro exerceu por um tempo sobre a opinião política na internet. Seu blog hoje tem bem menos conteúdo do que há pouco tempo. Ele nem sequer se preocupa mais em fazer um clipping atualizado à noite, na hora em que saem as matérias quentinhas da redação. Apenas no dia seguinte ele reproduz, preguiçosamente, trechos das matérias da grande imprensa. Botou alguns carinhas escrevendo para ele uns textos insossos, tímidos, no máximo pegando no pé do Lula, pra variar. 

Mas ele ainda tem poder, tanto é que o Globo tomou a decisão empresarial de fornecer ao blogueiro a prévia das pesquisas encomendadas ao Ibope e ao Datafolha. Brincando com a idéia de Datapolvo, Noblat adianta o resultado principal. É o que fez, domingo, em relação ao Ibope a ser divulgado pelo Jornal Nacional nesta segunda-feira. Ele disse que Dilma estará 10 pontos à frente de Serra. Haverá ainda uma pesquisa Vox Populi a ser divulgada também nesta segunda-feira (ou talvez terça) pelo Jornal da Band. Se a vantagem de Dilma se confirmar, a candidatura Serra deverá enfrentar um processo irreversível de desmoronamento, como aliás já está ocorrendo. 

O impacto das pesquisas, neste momento da campanha, é arrasador. É impressionante como a militância reage imediatamente, fazendo festa, enfurecendo-se. Até mesmo o silêncio, quando existe, é barulhento. Quando vemos um jornalista tão comprometido partidariamente com o PSDB, e com um público formado majoritariamente por eleitores tucanos (como provam as enquetes que ele publica por lá), afirmar, em tom quase peremptório, que Serra vai perder as eleições, é evidente que isso produz um enorme desânimo para a já escassa militância tucana, mesmo entre a militância "paga". Ninguém gosta de perder.

Sem contar que a baixa arrecadação da campanha tucana provoca um temor enorme na rede de serviços e fornecedores, de não serem pagos. O site AmigosdoSerra, cujo aparecimento foi recebido com estardalhaço na mídia, e inclusive de maneira mentirosa, porque tratado como iniciativa espontânea, quando na verdade consistia num projeto bancado pelo PSDB, está fora do ar há semanas. Por quê? Ora, é óbvio. Houve algum calote e ou cancelamento de pagamento e a equipe responsável tirou o site do ar. Um blog não tem custo físico fixo nenhum. Por que tirar um blog do ar no meio de uma campanha? É desmobilização, desânimo.

Caso essa história dos 4 milhões de reais que desapareceram da campanha tucana seja verdadeira, é muita cara de pau da imprensa não correr atrás de mais detalhes. É um caso típico de Caixa 2, satanizado pela imprensa como o crime mais hediondo do universo. Pois agora têm uma história nua e linda insinuando-se para eles deitada numa cama king size de uma suíte presidencial, e eles fingem ignorar a moçoila. 

2 comentarios

Francisco disse...

Alguém soube o que houve com o site do PHA? Ou será que só no meu pc que não abre?

Juliano Guilherme disse...

amigosdoserra? Esse site só poderia ser um alucinação cibernética, uma bad trip, que pelo visto passou. Todo mundo sabe que o Serra não tem amigos, nem no ninho tucano paulistano. Desconfio até que o FHC compraria um carro usado do Lula, mas não do Serra

Postar um comentário