2 de agosto de 2010

Pai, o que é dossiê?

Carta Diária Óleo do Diabo, Segunda-Feira 2 de agosto de 2010


(Marina Mantega, a nova vilã da mídia).

A Folha deu destaque no fim de semana, e o Globo de hoje estampou manchete:


De todos os dossiês ridículos que a mídia tenta jogar no colo do PT, esse é a obra máxima. Uma cartinha anônima virou DOSSIÊ PETISTA. No terrível dossiê, que ESQUENTOU A CAMPANHA, acusa-se Marina Mantega, filha do ministro da Fazenda, de perguntar ao diretor da Previ sobre as dívidas da empresa do namorado. Detalhe, não se acusa o interlocutor de sequer ter prestado atenção à pergunta da moça. Tudo teria ficado numa pergunta, alçada agora à condição de TRÁFICO DE INFLUÊNCIA.

O presidente do PSDB, Sergio Guerra, não tem medo de partilhar dessa estratégia risível e pisa bem fundo na lama:

O presidente nacional do PSDB, o senador Sérgio Guerra (PE), teme que uma onda de dossiês contamine ainda mais a disputa eleitoral. Para o tucano, os petistas têm verdadeira obsessão e compulsão por dossiês.

- Eles são viciados em dossiês, é uma questão obsessiva e compulsiva do PT e do governo. Os petistas são cheios de hábitos estranhos - disse Guerra, que também é coordenador da campanha presidencial de José Serra (PSDB).

Vamos tentar usar um pouco a razão. Em primeiro lugar, o suposto dossiê levantado pela Folha (eu vi a edição, o assunto ocupa a capa e várias páginas inteiras) não é, tecnicamente falando, um dossiê. É uma cartinha anônima apócrifa.

Se formos converter qualquer cartinha anônima apócrifa num terrível DOSSIÊ PETISTA, então existem milhões de DOSSIÊS PETISTAS rolando por aí.

O patético é que essa história não tem nada a ver com Dilma Rousseff. Afeta-a apenas porque é COISA DO PT, ajudando a fortalecer esse preconceito figadal de setores intelectualmente vulneráveis da classe média contra o partido de Dilma. Mas sequer a atinge diretamente. E nem toca em nada relativo ao PSDB ou DEM. É estranho, portanto, que a reportagem do Globo procure a opinião de Sérgio Guerra, o maior adversário do PT, sobre a história. É claro que ele tentou faturar politicamete, na maior cara de pau. Dizer que "eles são viciados em dossiês, é uma questão obsessiva", é pura baixaria.

A mídia e a oposição inventaram um novo demônio: O DOSSIÊ. Na verdade, não existe nada de intrinsicamente maligno num dossiê. Se um governo pretende preencher um cargo sensível politicamente, nada mais lógico que mandar fazer um dossiê sobre aquela pessoa. Não é proibido fazer dossiê. Mas a mídia satanizou a palavra e agora procura sempre associá-la, em manchetes garrafais, ao PT.

É impressionante, porém, como os tucanos resolveram baixar o nível da campanha. "Os petistas são cheios de hábitos estranhos", afirmou Guerra, ao Globo. Ele trata do dossiê como se fosse uma espécie de crack e os petistas um bando de viciados. Ele usa o termo "viciados".

Segundo o Ibope, o PT tem a preferência de 29% do eleitorado brasileiro, contra apenas 7% do PSDB. Essa tática de satanizar o PT através da mídia não tem surtido efeito. Ao contrário, produziu uma massa crítica fortemente favorável ao PT e fez surgir um petista já vacinado contra essas manipulações toscas.

Acredito que muitos pais, ao escutarem a pergunta: "pai, o que é dossiê?", vão responder com um sorrisinho irônico: "isso é trololó da mídia, filho".

Tags: dossiê, Folha, Marina Mantega, eleições 2010

17 comentarios

Castor Filho disse...

Já ouvi falar em "preconceito FIGADAL" (rancor ou amargor que vem do FÍGADO, p. ex.), mas é a primeira vez que leio "preconceito FIDAGAL" (ou seria FIDALGAL - de FIDALGO?). O excelente Miguel do Rosário teria criado inestimável neologismo, ou seria singelo "erro de impressão"?
Fora dúvida, a postagem é ótima...
Abraço
Castor Filho

Miguel do Rosário disse...

HEHE, Castor, eu vivo errando esse figadal, mas é um erro estimulado pela fonética. fidagal é mais fácil de pronunciar. e existe a palavra fidagal, está inclusive dicionarizada. mas os cultos devem continuar usando figadal. abraço e obrigado pela atenção.

Eason Nascimento disse...

Será com este tipo de atitude, que os tucanos pretendem virar o jogo? A campanha tucana está de ladeira abaixo ou de serra abaixo. Todo mundo enxerga claramente este cenário.
http://easonfn.wordpress.com

IV Avatar disse...

Farc, dossiê, etc etc
É o uso do medo como forma de se eternizar no poder
Isso deu certo em SP, por issos os tucanos-demos mandam por lá por mais de 20 anos, em época de eleição sempre dão um jeito de aterrorizar a população
E assim cria-se um círculo vicioso, SP vive o caos, seus governos boicotam as tentativas de ajuda por parte do governo federal, nem mesmo a ajuda contra os ataques ao PCC em 2006 foi aceita pelo governo de SP, se bem que neste caso há uma explicação: a relação entre governo de SP e PCC é bem estreita, de forma que o governo de SP preferiu fazer um acordo com o próprio PCC, o que fez o crime organizado cessar os ataques
Assim os paulistanos, reféns do PCC, tem que manter os tucanos-demos do poder
Tomara que isso não se alastre para o resto do Brasil, o que ocorrerá se ocorrer um infortúnio de Serra ser eleito, o que seria um desastre para todos nós

Raphael Neves disse...

Miguel, muito bom o post... rapaz, ri muito com essa foto aí e a legenda sobre a vilã da mídia.

Forte abraço,
Rapha

Anônimo disse...

A Folha a pouco em editorial afirmou que seria imparcial.
Procurar o Sergio Guerra para opinar, só concidência

Anônimo disse...

Olha, mas essa Lady Manteiga aí... vô querê!

douglas yamagata disse...

Engraçado que todos os casos sobre "dossiês" divulgados sempre são publicados pela Folha ou pela Veja...

Os tucanos tem a manha de plantar o dossiê através da mídia golpista, divulgar ainda mais nas TV's, dar uma de vítima. Agora essa última do Mantega foi demais: tentar jogar a idéia de "fogo amigo" é o máximo da canalhice articulada.

É bastante reflexivo essa idéia que eles plantaram das Farc. Se tivéssemos mesmo envolvimento, talvez as coisas seriam bem diferentes contra essas caras.

Vera disse...

Os tucanos morrem de inveja dessa união que temos na defesa do nosso governo.
Os únicos que a defendem, são os pagos... mídia...e os malucos que ficam pertubando a paciência nos blogs, twitters e facebooks.
Mas acima de tudo somos unidos....

Werner Piana disse...

segundo o ínclito (?) colonista da Tribuna da Imprensa Carlos Chagas, esse novo dossiê PTxPT já pegou, já colou!
É vergonhoso como pessoas como o Chagas que já foram referência PiGuearam de vez. Nojento!

Bola pra frente com seu excelente trabalho Miguel.

Anônimo disse...

Miguel, não consegui ler o post. Acho que foi a foto que ilustrava a matéria.

[ ]s,
Ninguém

Anônimo disse...

Mas, será que o Chagas,um Jornalista impoluto e de opiniões equilibradas está na canoa do Serra?
Olha, custo a acreditar numa disfunção cerebral desta! Mas, vamos lá! Se for é mais um "companheiro" do Serra no abraço de afogado!

Zhé disse...

Isso não passa de vacina contra o livro do Amaury Jr. "Os Porões da Privataria", por isto ficam falando em dossiês, pois quando sair, o livro ficará como mais um dossiê. Vamos cobrar o livro, pois não se fala mais nele.

Anônimo disse...

doce? ê...

alex disse...

ENQUANTO ISSO O O BARCO TUCANO NAUFRAGA

Diário do Pará (Eleições 2010)

Terça-feira, 03/08/2010, 15h30

Almir Gabriel pede para se desfiliar do PSDB

O ex-governador do Pará Almir Gabriel protocolou ontem, junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), pedido de desfiliação do PSBD, partido que ele ajudou a fundar, há mais de duas décadas. Nas eleições de 2010, Almir Gabriel anunciou apoio à candidatura de Domingos Juvenil (PMDB) ao governo do Estado, unindo-se novamente a Jader Barbalho na política paraense.

No final do ano passado, Almir Gabriel divulgou no DIÁRIO uma carta na qual pede seu desligamento do PSDB. Agora, ele finalmente formaliza sua saída do partido ao TRE/PA, para poder dar seu apoio a Domingos Juvenil.

Ainda hoje, Almir Gabriel vai divulgar uma nova carta anunciando sua desfiliação ao partido. Na tarde desta terça, o político deve enviar ao PSDB seu pedido de desligamento.

Almir Gabriel ajudou a fundar o PSDB no Pará há 21 anos e era presidente de honra do partido, pelo qual foi eleito governador do Pará por dois mandatos consecutivos (1994 e 1998) e candidato à vice-presidência na chapa de Mário Covas (1989).

Leia mais na edição de amanhã do DIÁRIO DO PARÁ. (Diário Online, com informações de Rita Soares

alex disse...

GLOBO COMEÇA A LIMAR O LULA DE SEUS NOTICIÁRIOS

Em ano eleitoral, Jornal Nacional retira Lula do noticiário
03/08/2010 - Blog Nas retinas
http://emerluis.wordpress.com/
É evidente o esforço do Jornal Nacional para evitar que a candidata Dilma Roussef seja reconhecida pelo público como a candidata do presidente Lula. A medida que Lula aparece ao lado de Dilma, sua popularidade se cola a candidata. Um presidente com mais de 80% de aprovação popular pode sim impulsionar seu sucessor, apesar da mídia brasileira não querer e agora cobrar do presidente imparcialidade nas eleições. Para atacar o presidente, espalhando preconceitos, a mídia não o trata como o titular do mais alto cargo público do país. Basta lembrar o bando de cachorros loucos que o entrevistou no Roda Viva em 2005, durante a mais grave crise de seu governo.

Recebi de profissionais de mídia, especializados em clipping e acompanhamento de telejornais, tabelas comparativas que mostram como o Jornal Nacional está limando Lula do notíciário em 2010 enquanto em outros jornais, a média de aparições do presidente muda pouco. Isso não é falta de pauta relevante, pois os outros jornais continuam com cobertura frequente dos atos da Presidência.

Em junho de 2010 Lula teve 4 citações no JN Nacional contra 9 em 2009. Em julho foram 3 em 2010 contra 13 em 2009. Aqui você pode baixar a Planilhas de visibilidade do PR nos telejornais. E aqui baixe a tabela padrão de discordância do JN. Veja explicação mais detalhada dos dois arquivos:

De janeiro a julho de 2009, o presidente Lula apareceu falando no JN 57 vezes. No mesmo período deste ano, foram 44. Uma redução acima de 20%. No entanto, se descontarmos as sonoras relacionadas ao Irã, que foram 12 no período, aqueda seria de 44%, perto da metade. Na comparação apenas dos dois meses mais recentes, a diferença é impressionante:

junho de 2009, 9 sonoras do Lula no JN (mais de 2 por semana);

junho de 2010, 4 sonoras (uma por semana);

julho de 2009, 13 sonoras (mais de 3 por semana);

julho de 2010, apenas 3 sonoras (menos de uma por semana

(CONTINUA: http://emerluis.wordpress.com/)

IV Avatar disse...

Serra é inimigo dos deficientes físicos
Serra está prometendo mundos e fundos para os deficientes físicos e tem afirmado que não há uma politica de direitos humanos para eles, o que não é verdade, pois todos nós sabemos das políticas de inclusão destas pessoas, sendo uma das mais conhecidas a obrigatoriedade de contratação por parte de empresas privadas, bem como a política de quotas para acessos aos cargos no serviço público através de concurso público, através de uma reserva de vaga para os mesmos.

Portanto é uma grande falácia, uma grande falsidade, que chega a ser uma maldade ele(Serra) ficar usando os deficientes físicos para fins eleitoreiros. As APAE não podem ser usadas para tal objetivo, no entando o presidente da entidade que congrega as APAE, um tucano, está usando desta condição das pessoas para proselitismo político. Inclusive a vida de Serra demonstra o contrário, pois ele nunca foi amigos dos deficientes físicos, nem chegou a apresentar qualquer lei ou projeto visando beneficiar estas pessoas, porque somente agora? Dependendo onde ele está ele promete um ministério e se esquece que não é a estrutura burocrática mas a ação que vale, e nisso ele perde feio

Leia mais
http://josecarloslima3.blogspot.com/2010/08/serra-e-inimigo-dos-deficientes-fisicos.html

Postar um comentário