1 de agosto de 2010

Relatório completo do Ibope - Algumas tabelas

Carta Diária Óleo do Diabo, Domingo 1 de agosto de 2010

Acabou de sair o relatório completo do Ibope. Publico abaixo algumas tabelas que me chamaram a atenção.


P.02) Em outubro deste ano, haverá eleição para Presidente da República. Gostaria de saber qual é o seu interesse pelas eleições. O(A) sr(a) diria que tem:


Repare a diferença entre homens e mulheres na resposta "Muito interesse". Os homes são bem mais interessados que as mulheres, e por isso detêm um grau de informação maior sobre os candidatos. Essa é a explicação mais plausível, a meu ver, para a disparidade de gênero nos votos de Dilma Rousseff.


Na tabela abaixo, com números da votação estimulada, Dilma tem 44% dos votos de todos os homens brasileiros, e somente 35% entre las mujeres. Já Serra tem 33% entre os homens e 35% entre as mulheres.

Tudo indica que Serra tem muito voto "gordo", ou seja, votos inconsistentes, puro "recall", de pessoas que só votam nele por desinformação.

P.04) E se os candidatos fossem todos estes, em quem o(a) sr(a) votaria para Presidente da República?


A desinteresse pelas eleições é bem maior entre as mulheres. Mas a tendência é que o interesse aumente nas próximas semanas. Minha teoria é que as intenções dos votos masculinos antecipam a intenção total, porque não há diferença relevante entre homens e mulheres quanto a posicionamentos políticos. As diferenças oscilam segundo a geografia, a classe social, a idade, e não entre gêneros. Se os homens tem maior grau de interesse e detêm mais informação sobre os candidatos é forçoso concluir que eles influenciarão muito mais as mulheres do que vice-versa.

O interesse é menor entre os pobres, e esta é uma das razões pelas quais o pobre conhece menos os candidatos. Na medida em que seu grau de conhecimento crescer, ou seja, que ele souber que Dilma é a candidata apoiada por Lula e que Serra é o adversário do presidente, minha aposta é no sentido de que ele se inclinará muito mais para a terrorista búlgara do que para o nosferatu da CIA.


P.02) Em outubro deste ano, haverá eleição para Presidente da República. Gostaria de saber qual é o seu interesse pelas eleições. O(A) sr(a) diria que tem:


P.04) E se os candidatos fossem todos estes, em quem o(a) sr(a) votaria para Presidente da República?



Nas votações por região, repare que Serra ganha apenas no Sul, com uma boa diferença grande de 46% para 31%. Dilma, porém, massacra no Nordeste, com 49% contra 25%.

Mas o eleitorado do Nordeste é bem maior que o do Sul. Segundo o Ibope, o NE possui 26% do eleitorado, contra 15% do Sul. O Sudeste tem 44% e o Norte/Centro Oeste, 15%.

*

Outra tabela com números impressionantes é a que mostra a votação espontânea:



A vantagem de Dilma sobre Serra na votação espontânea é de 8 pontos, mas chega a 12 pontos entre quem ganha até um salário. Serra tem um percentual baixo entre os mais pobres. Os tucanos não estão conseguindo conquistar as massas. E olha que o grau de informação sobre Dilma é bem menor que o de Serra.

*

Vale a pena também dar uma espiada nas tabelas do segundo turno.


P.05) E se a eleição para Presidente da República tiver um segundo turno, em quem o(a) sr(a) votaria se os candidatos fossem:



Serra registra vantagem de oito pontos entre quem possui curso superior, 46% contra 38%. Isso é uma notícia negativa para Dilma. Mas não totalmente. Entre quem tem até 4ª série, Dilma tem dez pontos a mais, 47% a 37%. Esse público me parece mais resiliente em termos de opção eleitoral, porque vota fundamentalmente com o bolso, não se deixando influenciar tanto por "escândalos" como envolvimento do PT com as Farc... Nem sabem o que é isso. Querem saber de coisas mais práticas, no que fazem muito bem.

*

P.06) Independente da sua intenção de voto, em quais desses candidatos o(a) sr(a) não votaria de jeito nenhum para Presidente da República?


A tabela acima informa a rejeição de cada candidato. Repare que Serra é o candidato mais rejeitado, 24% contra 19% de Dilma. Entre os homens, o tucano tem rejeição de 28%, contra 20% de Dilma.

*

P.07) E ainda independente de seu voto, qual desses o(a) sr(a) acha que será o próximo Presidente da República?



A tabela acima mostra que a sociedade brasileira está se acostumando à ideia de outra vitória petista. 47% dos entrevistados acreditam que Dilma vai ganhar, percentual que cresce para 49% entre os que tem curso superior, e para 51% entre os que tem apenas ensino médio (maioria da população). Abaixo, uma tabela da mesma sequência, mas com segmentação entre as faixas de renda. Repare que 50% dos mais ricos acham que Dilma será a próxima presidente da República. Imagino que essa convicção irá facilitar a arrecadação dos aliados da petista e dificultar a vida de tucanos e companhia.



*


Na tabela acima, repare que o PSDB só tem alguma força entre os mais ricos. Quanto mais pobre, mais cai a preferência pelos tucanos. O PT tem força em todas as faixas de renda, mas com um pico nas classes com renda entre 1 a 5 salários.

Obs: A Carta Diária é de segunda a sexta, mas às vezes eu faço a de sexta-feira no sábado ou no domingo.

Tags: Eleições 2010, Ibope, pesquisa, Serra, Dilma.

2 comentarios

Anônimo disse...

Parece que estas pesquisas estão confirmando, pois a candidata Dilma está subindo devagar e de maneira consistente. Vejamos aqui em Minas. Dilma cada dia sobe na preferência dos eleitores Mineiros. Mas, isto já era previsível. Os Tucanos Demos só que não queriam ver

Hugo Albuquerque disse...

Miguel,

A tendência é a mesma que vem de Dezembro: Dilma sobe e Serra desce. Norte, Nordeste, Rio de Janeiro e Minas estão com Dilma e dificilmente mudam. O Centro-oeste e o Rio Grande do Sul ainda estão em disputa. Santa Catarina, Paraná e São Paulo estão, por ora com Serra. Creio que o palanque gaúcho, por ora, é o campo de batalha chave - e a julgar pela ausência de palanque de Serra (ou talvez pela sobra de um...), aquele estado tende a ir com Dilma; se esse movimento acontecer ainda por Agosto, não tem 2º turno. Mas a briga segue e é pau puro - e, por ora, Dilma ainda não encontrou um teto nem Serra encontrou um discurso que freie esse movimento inercial, bater abaixo da linha de cintura, pelo jeito, não adiantou.

abraços

Postar um comentário