11 de agosto de 2010

Sobre os dois documentos requeridos para votar

Essa exigência de dois documentos para votar, aprovada a toque de caixa pelo Tribunal Superior Eleitoral, vem sendo tratada com uma pachorra que me espanta. Será que eu é que estou exagerando? Eu fico pensando naquelas pessoas que vivem em áreas isoladas da floresta amazônica, ou do sertão, que só vão à cidade raras vezes por ano. O cara viaja três dias de canoa para chegar na sua zona eleitoral, e aí quando vai votar... não pode porque não trouxe os dois documentos. Eu tô irritado porque acho que isso vai beneficiar o Arthur Virgílio, cuja força eleitoral deve ser concentrar provavelmente na classe média alienada de Manaus, e que, portanto, não está nem aí para esse tipo de problema com os eleitores mais pobres.

Bem, talvez todo mundo tenha seu documento em dia, ninguém vai ser prejudicado e eu é que estou paranóico. Quem botou minhoca na minha cabeça foi o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, que disse há poucos dias, para o Merval Pereira, que a exigência pode afetar o eleitorado de Dilma Rousseff. Achei um tanto cínico da parte dele falar nesses termos, porque, se ele acha mesmo isso, deveria ao menos fingir que está indignado, visto que é um fator que prejudica o segmento mais sofrido da população. E que vota no Serra também.

Além do mais, não prejudica só os pobres não. Não tô vendo ninguém se ligar nessa parada. Quando chegar o dia da votação, teremos um montão de gente - de todas as classes - sem poder votar e aí... como diria o oráculo, vai dar merda. O pleito fica distorcido, fica uma situação desconfortável para todo mundo. Seja quem for que ganhe, mesmo que for a Dilma, o perdedor usará isso para desmerecer a vitória, se é que não surge, "espontaneamente", algum movimento no twitter querendo invalidar as eleições. Daí a Dilma vira uma espécie de Ahmadinejad, eleita pelo sufrágio universal e livre mas eternamente manchada com a pecha de fraude eleitoral.

Se é para ter dois documentos na hora de votar, o TSE precisa fazer uma pesquisa para saber o grau de informação das pessoas para esta nova exigência.

11 comentarios

bLOgDoRiLdO disse...

Estou com a mesma paranóia Miguel. Já vi comentários no Azenha dizendo que o mesário pode "abolir" isso e permitir que o eleitor vote sem um dos documentos. Não pode.

Acontece que em cada seção há fiscais de partido (eu mesmo já fui em muitas ocasiões). Se esse fiscal tiver conhecimento da Lei ele pode barrar o eleitor porque é Lei. Sendo Lei, cumpra-se!

Imagine EUzinho, fiscal do PT. Me aparece um eleitor do tucano que se apropria da autoria de Leis aprovadas no CN com apenas um documento. Vou lá no mesário e digo: "ele não pode votar". Chamam a polícia. Esfrego a LEI na cara deles. E aí?

Agora veja essa situação para um fiscal dos DEMOtucanos diante dos milhares de eleitores da Dilma Rousseff. Ele vai fazer o quê?

X-MAN disse...

Outra coisa, e as propagandas do tse? São de um ridiculo atroz, estão mais preocupadas em orientar o cidadão na escolha do que informar como se vota e o que é necessario pra se votar, vai acontecer o mesmo que aconteceu na ultima eleição pra presidente, gente pegando santinhos nas ruas e votando em qualquer um por desinformação.

Maria Guidah Almeida disse...

Olha Miguel eu tenho certeza que no meio rural mta gente vai deixar de votar. Eu falo isso pq como aposentada passo mais tempo no meu sítio na zona rural e sei que lá tem mta gente que não tem RG, só título. Isso no meio rural é mto comum, pois os candidatos para ganharem o voto dessas pessoas, levam nos seus próprios carros o eleitor para tirarem o título com a certidão de nascimento, e essas pessoas nunca se interessam para tirarem Rg, acham que o título é suficiente. Dilma vai perder mto voto com essa egigência, não tenho dúvidas.

rgregori disse...

Miguel, não é só gente pobre que não vai votar ... tenho amigo cheio da grana que perdeu o título há anos ... duvido que ele sequer saiba desses dois documentos!

Outra: muita gente com grana é um zilhão de vezes mais alienada do que supostamente os "pobres" seriam ...

Vai por mim: eu acho que aquele padrão de: "tenho que votar de qualquer jeito pra Dilma não ganhar", já foi ..!

rodrigo aguiar disse...

a "exigência" não foi da Justiça Eleitoral, mas da mini-reforma política aprovada pelo Congresso no ano passado. basta pesquisar um pouco, mas só um pouquinho mesmo para saber...

Miguel do Rosário disse...

é evidente, rodrigo. mas só vale depois que é assinado e regulamentado pelo TSE. pesquisa um pouquinho, só um pouquinho...

bLOgDoRiLdO disse...

Mais uma Rodrigo. Uma vez aprovada a Lei, cabe ao TSE a implementação dela e de qualquer política para sua viabilização. É o mínimo que o TSE tem que fazer.

Panambi disse...

E o PT, não vai enfrentar o problema junto ao TSE ou, pelo menos, no horário eleitoral gratuito, informando a população? As propagandas do TSE são uma "piada". Se depender delas, todo mundo vai à votação do mesmo jeito que está acostumada a milhões de anos, ou seja, com somente um documento.

Heitor Thury disse...

Provavelmente será abordado na propaganda eleitoral. Vai fazer parte da campanha do lado que mais tem a perder com essa desinformação.

alex disse...

Enviei um e-mail ao TSE ... se responderem eu coloco aqui

Relato: Inicialmente gostaria de elogiar a estrutura do sitio. Sugestão: falta a aba "fale conosco" na página de entrada. Reclamação: Sempre votei apenas com o meu RG. Agora, em plena era da automatização, não vejo o mínimo sentido de exigirem dois documentos para se poder votar. Sinceramente acho que irão impedir muitas pessoas desavisadas ou até pessoas sem a posse dos documentos de votar e isso vai contra a democracia. Gostaria de ouvir uma boa explicação para esta nova exigência. Diria até que esta regra pode gerar na população a impressão de que o TSE não tem muito controle da base de dados ... fato que poderia diminuir a confiança que o país tem na informatização (leia-se urnas eletrônicas).

alex disse...

Aliás, vou fazer o teste na hora de votar. Vou com meu título de eleitor (e meu RG escondido). Vou, como dizem, dar "petí" se não me deixarem votar e atrasar a fila. E depois, se preciso, magicamente encontrar a porra do título de eleitor.

Postar um comentário