23 de agosto de 2010

Notas sobre o Encontro dos Blogueiros em SP

Foi muito bom! Conheci diversos leitores deste Óleo. No domingo tomei cerveja com Eduardo Guimarães, Azenha (com quem tive uma divertida altercação política), uma moça genial da UJS chamada Luana Bonone, jornalista do Vermelho, tão novinha e tão inteligente, Serena (que de serena não tem nada, é mais enérgica que uma usina nuclear), Maria Frô (Conceição Oliveira), a dulcíssima Conceição Lemes, o amigaço Sérgio Telles, Altamiro Borges, Túlio Vianna, Raphael "eleitor do Plínio" Tsavkko e tantos outros.

De manhã, participei de uma oficina de idéias com vários blogueiros, entre eles Rodrigo Vianna (Escrevinhador), Rildo (blog do Rildo), Augusto Valente (agência T1), Lola Aronovich (escreve lola escreva), Ruth Alexandre (Fala Povo), e muitos outros. Mencionei somente os que me deram cartão.

Já compareci a muitos eventos como repórter; esse é o primeiro como protagonista. Eis o grande valor da blogosfera. Torna o jornalista um sujeito da história, uma cabeça pensante, uma pessoa livre. Com isso, deixa de ser jornalista e converte-se num... cidadão.

A blogosfera faz o jornalista descer do pedestal e pisar a terra, junto a seus leitores.

A plenária do Encontro de Blogueiros informou que o evento conseguiu se pagar e ainda sobrou dinheiro, que será usado na edição do ano que vem. Decidiu-se ainda organizar eventos regionais antes do evento nacional. Aprovou-se uma Carta dos Blogueiros. Tudo será divulgado no site Barão de Itararé.

14 comentarios

André Lux disse...

Não pude ir ao encontro. Mas foi por um bom motivo: minha filhinha Deborah, recém nascida!

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Plínio neles!!! hahaha!

Prazer conhecê-lo pessoalmente! Avise qd vier outra vez!

iza disse...

Com certeza, vou ao próximo encontro!
Agora vocês são vanguardas da nova mídia, da nova era.
Já pensou nisso?
História meu camarada!
Daqui a 10, 20 50 anos, seus nomes serão citados.
Morro de inveja.

Abraços

Iza

Anônimo disse...

Gostei, Miguel
Eduardo Guimarães

Castor Filho disse...

Grande Miguel!
Castor Filho

francisco.latorre disse...

esqueceu d'eu..

miguelagem.

abraço amigo.

..

Miguel do Rosário disse...

Oi Francisco! Acabei de ver seu cartão por aqui! Eu mencionei os últimos que eu vi, e lembrava. Escrevi muito rápido numa lanhouse.

Grande Castor, prazer te conhecer!

Abraço a todos!
Miguel

Anônimo disse...

Fiz um comentário no post do Vianna. A receptividade foi excepcional. Boa hospedagem, boa alimentação e um carinho contagiante das pessoas no encontro. Tivemos honra de conhecer pessoas como você citou e compartilhar com ela de nossas ansiedades, tais como liberdade e o direito de comunicar e ser comunicado com decência. O encontro foi histórico e vai ser um marco para um novo tempo na internet.

Não posso deixar de registrar que sempre o imaginei um cara mais velho, mais barrigudo. Fiquei surpreso com sua jovialidade com tamanha inteligência e coragem.

GUERRILHEIROS VIRTU@IS disse...

Foi um ótimo encontro. Certamente marco de uma nova era!
Abraços

Saroba & Suzana

Anônimo disse...

Foi bom, porque aconteceu. E bem organizado, por sinal. Boa infra, hospedagem, alimentação. Só faltou organizar o essencial: o debate.

No sábado, muita "oficina" ensinando o óbvio. Palco para os egos não faltou. Faz parte.

No domingo, duas horas discutindo a "carta dos blogueiros", que poderia ter sido limada de muitas polêmicas antes. E uma baita disputa sobre o próprio nome do encontro: blogueiros progressistas, independentes, livres, de esquerda. Ganhou "progressistas" mesmo. As resoluções, os desdobramentos ficaram em segundo plano.

Aquele famoso grupinho de gente em pé num canto à frente (quantas vezes já vi isso, já participei disso) sequestrou o plenário, com o beneplácito da mesa, simpática mas incompetente. Teve uma hora que o encontro parou por uns 15 minutos para que eles chegassem a acordo sobre uma questão que só era importante para eles mesmos.

Mais de 40 propostas consensuais, vindas dos grupos de trabalho, foram aprovadas por aclamação, sem nada que garanta que vão ser implementadas. Desse jeito, no ano que vem vamos discutir as mesmas coisas.

O próximo encontro vai ser em maio, com encontros estaduais antes. Talvez a gente consiga um mínimo de organicidade até lá. Senão, vamos continuar falando para nós mesmos e comendo o pó da irrelevância.

Luana Bonone disse...

Opa! Obrigada mil vezes pela gentileza do comentário! E faço minhas as palavras do Rildo... fiquei impressionada (e animada) em ver que os caras que sigo na blogosfera são jovens e atuantes. Parabéns pela militância, pelo blog e pela participação no encontro. E obrigada pela referência!

OBS.: Concordo em número, gênero e grau sobre a Serena... inclusive ela me contou que é chamada "Serena Serelepe" pelos colegas de faculdade! rsrs

OBS.2: Justa a reivindicação do Franmcisco, nosso Nietzsche de plantão... afinal, pau que bate em Zé, bate em José... Serra, no Chico não, pô! hauhauha

Saudações!

Luana Bonone

dil disse...

é isso aí meu irmão, grande presença e grande abraço.Tb estive lá!

abs,

Adilson(E agora?)

Miguel do Rosário disse...

Joel, boas suas críticas.

Oi Dil, pena que não tivemos tempo de nos conhecer. Era muita gente!

Abraço.

Miguel do Rosário disse...

Parabéns pela filha, André! Na próxima, te esperamos!

Postar um comentário