7 de agosto de 2010

Analisando a pesquisa Ibope

A última pesquisa nacional divulgada foi a do Ibope, que já disponibilizou o relatório completo. Separei algumas tabelas para comentá-las. Nessa pesquisa, Dilma aparece com cinco pontos à frente do tucano, 39% X 34%.

Pra começar, a espontânea.

P.03) Pensando na eleição para Presidente da República, em quem o(a) sr(a) votaria para Presidente da República se a eleição fosse hoje? (Espontânea)


Dilma registra uma vantagem de 8 pontos percentuais na espontânea. Entre os homens, a vantagem é de 10 pontos percentuais. Em relação à pesquisa anterior do Ibope, houve um aumento relevante no percentual de indecisos, que passou de 39% para 44%. Isso é um pouco estranho, mas deixa para lá. Repare que as mulheres registram um nível de indecisão 10 pontos acima dos homens. Quer saber em que faixa de renda estão esses indecisos? Observe a tabela abaixo:

P.03) Pensando na eleição para Presidente da República, em quem o(a) sr(a) votaria para Presidente da República se a eleição fosse hoje? (Espontânea)




Entre as pessoas que ganham até 1 salário, 55% estão indecisos. E agora pense comigo: em quem essa turma que ganha tão pouco vai votar? É difícil saber, mas pode-se ter uma pista quando se avalia a popularidade de Lula junto a esse segmento.


P.12) Gostaria de saber que nota, de 0 a 10, o(a) sr(a) daria para a administração do Presidente Lula até o momento?



Segundo o Ibope, 49% das pessoas cuja familia tem renda inferior a 1 salário deram nota 10 ao governo do presidente Lula. Não é nenhum absurdo, portanto, prever que esses 49% tendem a votar na candidata apoiada por Lula. Mas há uma outra tabela ainda mais impressionante:


P.11) O(A) sr(a) aprova ou desaprova a maneira como o Presidente Lula está governando o Brasil?



Eu continuo analisando no Óleo Premium, com acesso apenas para assinantes da Carta Diária. Se você já é assinante, confira o email com instruções de acesso que mandei para todos.

6 comentarios

Sergio Telles disse...

Fantástica análise, esse quadro das notas deixa claro q Dilma leva no primeiro turno, pois a transferência de votos pra quem deu nota acima de 8 para o governo Lula será significativa, basta que 70% desse contingente vote na Dilma e ela já terá os votos no primeiro turno, certamente a transferência será ainda maior e ainda abrangerá quem dá 7 e até um pouco menos, dá pra chegar aos 60% dos votos válidos como eu já projetei desde março.

Sergio Telles disse...

Só pra ter uma idéia, fiz uma continha "boba" considerando que 100% de quem dá 10 votaria na Dilma, 90% de quem deu 9, etc até 0% de quem deu 0. Resultado: impressionantes 77,4% (analisando votos válidos, claro), esse pode ser o teto de Dilma, não assuste se esse salto ocorrer já no mês de agosto. E não seria nenhum absurdo, face tais dados. Seria a aclamação para o maior governo que o Brasil já teve, que foi o governo Lula.

bLOgDoRiLdO disse...

Miguel, fora de pauta por uma boa causa.

Estou preocupado com essa questão de ter que levar o título e um documento de indentificação com foto (identidade, carteira de trabalho, habilitação etc.). É fato sabido que muitas pessoas só se preocupam com o documento na hora de sair pra votar e, em geral, nem o título levam, já que era possível votar apresentando apenas a identidade.

Se isso vai mexer com o resultado da votação eu não sei, mas não é de todo mal a blogosfera começar a divulgar ser necessário a apresentação do título e de um documento de indentificação com foto. Para quem precisa da segunda via do título, será necessário ir ao cartório eleitoral até o dia 10 de agosto. Não podemos nos descuidar e deixar passar a oportunidade de apenas 1 turno para decidir a eleição presidencial.

Mais que publicar nos blogs, seria muito interessante que todos os progressistas pudessem enviar email para seus contatos. Quanto mais gente divulgando melhor.

Vera Pereira disse...

Não esquecer também que dá tempo de tirar carteira de identidade antes da eleição nos postos de Poupa Tempo (em alguns estados) ou então levar carteira de trabalho. E quem até o dia 15/8 dá pra registrar os votantes em trânsito. Se não registrar não podem votar. Já avisei aqui entre os funcionários do prédio (vários com título de outros Estados) e para contatos de email.

Anônimo disse...

Lamentávelmente a "boneca de ventriloquo" vai ganhar as eleições.
Pena que nossa Justiça não se faça presente e atuante, se fosse o lulla e sua quadrilha já teriam sido presos.
Meu conforto é saber que a "bomba relógio" em nossa economia foi montada pelo lulla, e, quando ela explodir essa turba do pt e seus apaniguados não terão como impingir a culpa ao PSDB.
Tb imagino que um dia a justiça seja feita e o lulla seja acusado e preso por sua trapaças políticas.

Miguel do Rosário disse...

Anonimo, estou impressionado com o sonho que vos conforta. Que patriotismo.

Postar um comentário