Andei brincando com o nome "progressistas", mas entendo que esta foi a única maneira dos organizadores fazerem o necessário recorte numa blogosfera de proporção descomunal. Os blogueiros que se sentirem excluídos do evento porque não sabem se são ou não progressistas, podem criar seu próprio evento: "Encontro Nacional dos Blogueiros que não sabem se são progressistas", ou então "Encontro Nacional dos Blogueiros Reacionários". A praça é livre.
Ao fim e ao cabo, não me parece que os organizadores tinham muitas opções de nome. Se usassem "blogueiros independentes", não cumpririam o seu objetivo de fazer um recorte à esquerda, não por preconceito contra a direita, e sim para dar coerência ao evento e não criar constrangimentos para ninguém. As pessoas vão ao evento sabendo muito bem que se trata de uma reunião de blogueiros de esquerda, e se não gosta disso, então não vá. O nome confere transparência e honestidade ao perfil dos organizadores, todas pessoas de esquerda e com muito orgulho de sua maneira de pensar.
Ao mesmo tempo, se usassem "blogueiros de esquerda", soaria politizado demais, assustando pessoas que não se sentem à vontade com esse tipo de rótulo ideológico. "Progressistas" é mais leve e mais aberto, açambarcando indíviduos de centro ou mesmo direita, mas que respeitam quem pensa diferente.
Tags: #blogprog, Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas, blogosfera, blog, blogs, blogueiros, esquerda.
21 de agosto de 2010
Sobre o nome "blogueiros progressistas"
Tweet Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Gostou deste artigo? Então assine nosso Feed.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
...mas que respeitam quem PENSA diferente, né?
Desculpe a correção, Miguel...
Claro.
Ah, Carlos, agora que vi o erro. Já corrigi.
Postar um comentário