26 de agosto de 2010

A bala de lata ou dejavú serrista

Se eles acham que essa história de "Estado policial" é a bala de prata que irá aniquilar a candidatura de Dilma Rousseff, acredito que se decepcionarão mais uma vez.

Em primeiro lugar, está se fazendo uma confusão deliberada: os auditores da Receita Federal tem liberdade para acessar as contas de qualquer cidadão ou empresa. Esse é o seu trabalho. O problema não está aí, e sim no acesso "sem motivo" ou no vazamento desses dados para o público. Segundo o corregedor da Receita, houve "acesso indevido", mas lembro que alguns auditores já explicaram que os funcionários costumam fazer isso regularmente (não sei se é correto), porque uns entram nos computadores de outros.

Os dirigentes do PT observaram que, pouco antes da instalação da CPI da Petrobrás, o jornal Correio Brasiliense publicou o sigilo fiscal de vários diretores da estatal. Ninguém do PSDB ou da mídia falou em Estado policial. O fato foi usado para instalar a CPI. Mas serve para ilustrar que o sigilo fiscal não é, infelizmente, um dado inviolável. Se segredos militares do Departamento de Estado dos Estados Unidos, são vazados para a imprensa mundial, é ingenuidade querer que a Receita tenha controle absoluto sobre o sigilo fiscal de cidadãos brasileiros. Claro que a segurança deve ser reforçada, e o Estado deve cuidar para que tais vazamentos nunca ocorram, mas daí a usar um fato desse como factóide eleitoral e inventar um Estado policial, vai uma distância enorme.

A Folha continua acusando a campanha de Dilma, de maneira leviana, sem provas, de ter montado uma "equipe de inteligência" para fazer um dossiê contra Eduardo Jorge. Entretanto, qual o interesse?

Trecho da matéria principal da Folha de hoje (26/08): "As cópias das declarações do imposto de Eduardo Jorge (dos exercícios de 2005 a 2009) faziam parte de um dossiê organizado por um "grupo de inteligência" que atuou na pré-campanha da candidata a presidente Dilma Rousseff (PT) - que nega todas as acusações."

Se houve algum ilícito dentro da Receita Federal, o PSDB é tão suspeito quanto o PT. Afinal, repito, a quem interessa? O prejuízo tem sido, até aqui, todo do PT.

Como num jogo pré-arranjado, colunistas políticos da grande imprensa fizeram coro hoje:

Merval Pereira: "Agora ficamos sabendo, graças ao jornalismo da grande imprensa que o governo Lula tenta constranger justamente para que fatos como este não sejam divulgados, que o vice-presidente executivo do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira, não foi o único tucano a ter o sigilo fiscal quebrado dentro da Receita Federal. Outros três personagens, ligados de alguma maneira a José Serra, candidato tucano à Presidência da República, também tiveram seus dados acessados irregularmente no dia 8 outubro, em 16 minutos de atividades através de um mesmo computador e com a utilização da mesma senha."

Editorial Globo: "Informações da declaração de Imposto de Renda de Eduardo Jorge foram retiradas dos computadores da Receita Federal e, segundo a "Folha de S.Paulo", circularam num bunker eleitoral da candidata Dilma Rousseff, onde iriam alimentar um dossiê de aloprados contra tucanos - mais um."

Dora Kramer: "Crime organizado - Quando o presidente Luiz Inácio da Silva ordena que seus correligionários criem "fatos políticos" capazes de inverter a tendência do eleitorado de São Paulo em prol do tucano Geraldo Alckmin para favorecer o petista Aloizio Mercadante, é o caso de se pôr um pé atrás. A penúltima tentativa oriunda do PT de criar um "fato" para tentar influir na direção da preferência dos eleitores foi em 2006. Um grupo de petistas foi pego pela Polícia Federal em um hotel de São Paulo quando se preparava para comprar um dossiê para ser usado contra o então candidato ao governo do Estado, José Serra."

Editorial Folha: "Delinquência estatal - Notícia de que sigilo fiscal de mais três tucanos foi violado expõe de maneira didática o aparelhamento do Estado em prol de interesses partidários. A aclamação de Lula e da candidata que inventou para lhe suceder não pode tornar cidadãos (ontem o caseiro, hoje os adversários, amanhã quem?) reféns da sanha de um Estado desvirtuado por interesses particulares. Se dependesse de alguns setores que compõem o atual grupo dominante, não há dúvida de que o país caminharia na direção de um regime de vigilância policial."

O mais engraçado é cotejar essa gritaria orquestrada com as declarações de Serra, registradas hoje pela Folha. Ele acusa Dilma impiedosamente, mesmo sem prova nenhuma:
"É um crime contra a democracia, e a Dilma Rousseff deve uma explicação ao país, porque isso foi feito pela campanha dela", disse, em Natal. "Isso foi feito por causa de campanha eleitoral, jogo sujo de campanha."

Segundo o tucano, o dossiê era "previsível", pois "o pessoal do PT faz espionagem, faz coisas gravíssimas". "Foi pura espionagem para encontrar armas eleitorais."
Entretanto, o suprassumo está no Globo, que publicou a seguinte observação de Serra:
O tucano elogiou a atuação dos jornais nesse episódio, ressaltando a importância da imprensa no Brasil:

- É a imprensa que mostra as coisas e denuncia. Não é por menos que eles (o PT) vivem querendo coagir a liberdade de imprensa no Brasil.

Não é fofo a maneira como Serra defende a grande imprensa e ataca os "blogs sujos"? E não acho que acusar sem prova e lançar pesadas suspeitas sobre as instituições brasileiras sejam atitudes republicanas ou democráticas. Ainda bem que o mundo compreende que estamos num processo eleitoral inflamado e todos já conhecem a irresponsabilidade histérica do tucanato, pois em caso contrário, tais declarações poderiam comprometer a imagem do Brasil lá fora.

6 comentarios

Anônimo disse...

E o voto-bombom no RS? E o caso Lunus?
E a "expriência" comprovoda no buraco do metrô?
Será que o Brasil e os professores merecerão o Paulo Renato de novo?
A imprensa brasileira e seus jornalistas passaram da conta. Fora PIG, ley de medios nele Dilma!!!

Anônimo disse...

A reportagem da FSP que deu início a esse "escândalo" informa que o jornal possui um conjunto de declarações de renda do tal Eduardo Jorge, constando em cada folha a declaração de que "os documentos conferem com os originais em nossos arquivos". Ou seja, cópia autenticada por órgão público (Receita? MPF?), que forneceu tais papéis a pedido de interessado a quem tais documentos poderiam ser entregues. Se da RF, o contribuinte. Se do MPF, a parte ou seu representante legal. De pronto achei que montaram esse "caso" a partir de documentos regularmente obtidos por quem de direito. Seria estupidez que alguém da RF ou do MP soltasse para divulgação ilegal ou montagem de dossiês, como afirmam, papéis impressos de arquivos eletrônicos DEVIDAMENTE AUTENTICADOS. Faz algum sentido esse raciocínio?

auguto disse...

Incrivel!
Mas compreensivel. quem está se afogando agarra ate mesmo uma sucuri pelo pescoço (dela) para sair da situaçao, até eu.
Mas tem outra explicaçao, tb psicologica. Quem governou ou foi socio de governos q operaram para 30 milhoes de pessoas, agora vê e SENTE que
uma avalanche de apoio ao metalurgico que realiza a inclusão de outras dezenas de milhoes ao processo.E ainda promete mais com sua sucessora...
Eles sentem-se afogados mesmo. E procuram atribuir poderes diabolicos ao cara, se possivel exercidos por meio alguma desobediencia de funcionarios ás leis. Mesmo pouco verossimil, e mesmo que verdadeira, extrapolada e inaplicavel.

Anônimo disse...

Felismente o PSDB perdeu o rumo. Os radicais que estavam com José serra que são o classe A está vendo nele uma incopetênca tão grande que estão mudando seu voto para Dilma. Serra não tem discurso, não tem projeto, não tem nem o apoio do seu partido nos estados, pois nã sabe dialogar, as ordens são de cima para baixo. Agora tenta recuperar o tempo perdido com aparições do goverador de Minas Aécio Neves em seu prorama desta quinta feira. Como serra quer ser presidente deste jeito?

Anônimo disse...

É bom o Aécio demonstrar para os Mineiros de que lado ele está. Pois assim nós (Mineiros ) votaremos consciente contra esta bando de traidores da Pátria!

Anônimo disse...

O que o PT deveria dizer a respeito desses desesperados dossies: O PT não é " segundo a Tucanada ",ligada às Farc e ao narcotráfico? então um vazamentozinho de sigilo de um tucano investigado pelas falcatruas ocorridas nas privatizações tucanas é café pequenp, então não reclamem.

Postar um comentário