16 de agosto de 2010

Saiu a íntegra do Datafolha

O Datafolha merece o crédito de ser o instituto mais organizado em termos de divulgação pela internet. Ele sempre divulga, poucos dias depois, os relatórios completos. Isso deveria ser obrigatório por lei. As últimas pesquisas do Datafolha já estão disponíveis. É muita coisa, difícil saber por onde começar.

Essas pesquisas tem um valor histórico. Por isso, insisto para que todos os interessados leiam com atenção o texto da pesquisa nacional para presidente da assessoria do Datafolha. É um documento bem escrito e resumido. Mais tarde, eu analiso as tabelas por aqui.

Vou analisando algumas coisas nesse post mesmo. Vá dando reload (F5) para ver se tem novidade. Como é coisa demais, vou pinçar algumas curiosidades.

Essa da página 116, por exemplo, é ótima:


P.21 Pelo o que você viu ou ficou sabendo, qual candidato a presidente se saiu melhor no debate transmitido na quinta-feira passada pela TV Bandeirantes? (Resposta estimulada e única, em %)


Ué, no dia seguinte, todos os analistas não afirmavam, peremptoriamente, que Serra vencera o debate? Miriam Leitão começou uma coluna assim: "Serra venceu o debate". Permitam-me dar umas risadas. AHAH. Parece que não combinaram com os russos. Para 9%, Dilma venceu o debate, outros 8% afirmaram que foi Serra. E o boa-praça Plinio, mordeu apenas 1%. Marina, a ecochata, lascou 3%.

Por outro lado, é preciso entender também o lado dos colunistas. Eles refletem a opinião dos mais ricos. Repare na tabela abaixo, referente ao mesmo tema:


Uma maioria tímida, mas decisiva, entre os mais pobres, determinou a posição da ministra no total. Os mais pobres, definitivamente, estão gostando do "poste".

Ainda no mesmo tema, "quem você acha que foi melhor no debate", por região:


E tem uma outra tabela lá, com a mesma pergunta, por estado. Em São Paulo, Dilma empatou com Serra em 11%. Ou seja, 11% dos paulistas acham que Dilma venceu o debate na Band, e a mesma quantidade acha que foi o Serra. Miriam Leitão não é paulista, então não entra nessa estatística.

Essa aqui é muito importante: a tabela que pergunta ao entrevistado se ele sabe que candidato o presidente Lula está apoiando.


P.11 Pelo o que você sabe, qual destes candidatos o presidente Lula está apoiando ?
(Resposta estimulada e única, em %)



Reparem que 26% das mulheres não sabem que candidato o presidente está apoiando. É por isso que Dilma tem pontuação menor entre elas. A ignorância política é bem maior entre as mulheres. 14% dos homens  responderam que não sabem quem é o candidato de Lula, e 14% também é uma enormidade. No total, 24% dos brasileiros deram respostas erradas à pergunta sobre o candidato de Lula, ou seja, quase 30 milhões de eleitores. E temos ainda 2%, ou cerca de 3 milhões de pessoas, que acham que Serra é o candidato de Lula.

É um problema que tem aspectos sócio-econômicos, a maioria dessas pessoas que ignoram quem seja o candidato de Lula são das classes mais baixas. É este o eleitorado que Serra pretende conquistar montando um estúdio "favela". Mas vai ser difícil segurar a transferência de votos de Lula para Dilma junto a este segmento.


P.8 Na sua opinião, quem vai ganhar as eleições para presidente da República em outubro ? (Resposta espontânea e única, em %)


Repare que 58% dos que tem ensino superior acreditam na vitória de Dilma. E olha que ela nem tem maioria nesse segmento. E 56% dos homens apostam nela. Entre as mulheres, 30% não sabem quem vai ganhar (apenas 18% dos homens responderam que não sabem). Todos os números apontam para esse grau maior de ignorância (com todo respeito) entre as mulheres.

2 comentarios

Artur disse...

Miguel, acho que vc deixou de ressaltar os principais números desta pesquisa. Vou repetir abaixo o post que enviei no blog do Nassif:

Saiu a integra da pesquisa do Datafolha, que pode ser vista aqui.

Dentre as centenas de informações apresentadas, tem duas que eu gostaria de destacar:

1. 17% dos que declararam voto em Serra afirmaram que votariam com certeza no candidato apoiado por Lula. Isto equivale a 5,6% do total dos votos, que provavelmente mígrarão para Dilma quando o horário eleitoral começar. Só este percentual já garante o término da eleição no primeiro turno.

2. Dilma já aparece numericamente a frente (21% a 19%) de Serra na pesquisa espontânea em SP. Ou seja, está caindo a última fortaleza de Serra no país. Ainda na espontânea, Dilma não perde em nenhum dos estados pesquisados. O melhor desempenho para Serra foi um empate no PR.

Bem, acho que se até o Datafolha trás números tão negativos para Serra, é porque a eleição já está decidida, com imensas chances de dar primeiro turno com um verdadeiro massacre de Dilma.

Miguel do Rosário disse...

Falou, Artur, mas eu não tive tempo ainda. :)) Valeu pela colaboração!

Postar um comentário