8 de agosto de 2010

Mais dados do Ibope

Domingo pachorrento, curtindo uma ressaca básica. Ontem a Lapa estava incrível. A prefeitura agora fecha o trânsito de vários quarteirões da Mem de Sá e da Riachuelo. O carioca, que adora essa coisa de beber na rua, afluiu em massa para o bairro. Os bares ficaram lotados, com gente saindo pelo ladrão. Pessoas circulando para cá e para lá. Mas vamos ao trabalho. Continuo analisando o relatório completo da última pesquisa nacional do Ibope.

Abaixo a tabela de rejeição, por região.

P.06) Independente da sua intenção de voto, em quais desses candidatos o(a) sr(a) não votaria de jeito nenhum para Presidente da República?


Mas é essa tabela aqui a que mais me impressionou:

P.07) E ainda independente de seu voto, qual desses o(a) sr(a) acha que será o próximo Presidente da República?



Reparem que 50% dos homens acreditam na vitória de Dilma, contra 30% que botam fé na vitória do nosferatu. Entre os cidadãos com curso superior completo, 55% crêem numa vitória petista, contra 33% que apostam no tucano. Esses números explicam os problemas de arrecadação enfrentados pelo PSDB: está se consolidando no Brasil um forte sentimento de vitória. Não confundir com salto alto. É antes um sentimento de esperança, força e, sobretudo, fé.

Continuo a análise lá no Óleo Premium, para os assinantes da Carta Diária.

2 comentarios

Esquemas Táticos disse...

Fiquei espantado com a rejeição do Serra. Ainda assim, acho que está abaixo do que é de verdade.

Anônimo disse...

Esta rejeição do Serra tende a aumentar com a aproximação das eleições. Aqui em Minas será um desastre total pra o TucanoDemos (Aécio e Itamar farão parte deste clube de rejeitados). A imprensa sozinha não elege mais ninguém!

Postar um comentário