14 de agosto de 2010

Datafolha continua dando vantagem para Serra no RS, ao contrário do Ibope



O Datafolha ainda dá uma vantagem substancial para Serra na região Sul (41% X 34%), mas esses números não são consistentes, porque outros institutos tem colocado Dilma à frente no Rio Grande do Sul, maior colégio da região.

Enquanto o Datafolha deu Serra 43% X 35% Dilma no RS, o Ibope, por exemplo, na semana passada, deu 42% para Dilma no RS, contra 40% de Serra. E o Ibope, ou seu cliente, estão retendo o relatório completo dessa pesquisa. O Vox Populi também fez uma pesquisa recente no RS e já divulgou o documento na internet. Segundo o Vox, Serra e Dilma estão empatados tecnicamente na tchelândia, com 40% e 38%, respectivamente. Analiso essa pesquisa no RS lá Oleo Premium.

O maior desafio de Dilma, portanto, encontra-se no Paraná e em Santa Catarina. O Vox divulgou documento de sua pesquisa no Paraná, e, de fato, neste estado, Serra lidera com vantagem de 8 pontos (42% X 34%). Segundo a Datafolha, a vantagem de Serra sobre Dilma no Paraná caiu de 15 para 7 pontos.

Sobre Santa Catarina, não vi nada recente.

No Twitter, onde a pesquisa "bombou", reproduzo três comentários pertinentes do meu amigo Ale Porto:





Vejamos agora a evolução no tempo:


Repare no "nervosismo" do gráfico do Datafolha. Enquanto outros institutos mostraram quedas graduais de Serra e crescimento constante e equilibrado de Dilma, o Datafolha mostra um vai-vem histérico, com o jacaré abrindo e fechando a boca como se masclasse chiclete.


Agora que voltou a ficar em equilíbrio com os números de outros institutos, o Datafolha fez um gráfico mostrando todos. Que diferença de há poucos meses, héin, quando o Datafolha e a Folha lançavam suspeitas sobre os métodos de Sensus e Vox e tentavam ocultar suas pesquisas! Desta vez é o Datafolha que está sob suspeita de ter inflado os números de Serra apenas para ajudar o tucano no processo de arrecadação financeira durante as primeiras semanas de campanha.

Comente!