31 de agosto de 2010

Clipping de Terça

Merval Pereira "senta na cadeira". Na ânsia de lançar um pouco de bálsamo sobre as mordidas que Lula deu na oposição nas últimas semanas, o colunista exagera no otimismo quanto aos resultados eleitorais da oposição. Mas achei válido, por uma questão terapêutica. Não é saudável botar a oposição contra a parede e tirar-lhe toda esperança, porque isso pode jogá-la no banditismo político, prejudicando a estabilidade democrática nacional.

E por falar em sentar na cadeira, o assunto rendeu mídia positiva para Dilma, que está se mostrando bastante hábil em se esquivar de bombardeios tucanos através de contra-ataques inteligentes.

(O Globo, 30/08)

O "jênio" tentou lançar uma pedrinha nas costas da Dilma, mas a pedra acabou caindo em sua própria cabeça. A troco de que Serra falou em "sentar na cadeira"? Pareceu um anão chamando outro de baixinho. Dilma respondeu com bom humor mas de maneira fulminante, porque aproveitou para associar Serra a seu mentor, FHC, um político com o dom mágico de arrastar qualquer político para o fundo do poço.

*

Malucos missivistas em polvorosa

Outro dia li uma frase do Drummond: "Quem gosta de escrever cartas para os jornais não deve ter namorada". Bobeira, claro, mas com um fundo de verdade, pelo menos para um tipo de leitor. Abaixo, há duas cartas publicadas na edição impressa do Globo, uma logo acima da outra. Qual das duas se encaixa no perfil descrito pelo poeta?


Recado para Marisa Dezouzart: você tá vivendo em outro mundo.

*



Antes dessa nova estratégia do Serra, de "colar" em Anastasia, eu acreditava que a eleição em Minas havia se inclinado definitivamente em favor do PSDB. Agora, sei não. Acho que Serra vai conseguir a proeza de paralisar o processo de virada tucana em Minas e revertê-lo numa onda pró-Hélio Costa. Mas eu tô brincando. Continuo achando que Anastasia ganha, em função da popularidade titânica de Aécio Neves em Minas Gerais. Mas se o vampiro insistir demais em Minas, sabe-se lá o que pode acontecer.

*



Esta é outra notícia que gostaria de comentar. Bem na hora em que Serra se postou diante do "impostômetro" para ser fotografado no momento em que ele atingiria a marca de 800 bilhões de reais, o mecanismo sai do ar. Guilherme Afif, candidato a vice-governador de São Paulo, disse que havia "suspeita de ação de hackers", mas evitou responsabilizar o PT. Bem, se foram hackers que fizeram isso, eu gostaria de parabenizá-los efusivamente, porque não existe nada mais despolitizante, antinacionalista e idiota (ou "indiota") do que esse "impostômetro". Só mesmo o sem-noção do Serra para posar ao lado dessa coisa. Até entendo que um empresário tenha interesse em divulgar o impostômetro, mas um homem de Estado? Um político até pouco conhecido como "desenvolvimentista"? Esse impostômetro produz uma crítica política altamente nociva e mesquinha, porque o problema dos impostos não é o valor alcançando pela receita tributária total. O problema - e penso no ponto-de-vista dos empresários e das classes médias e altas - é a carga tributária. Que o governo arrecade mais deveria ser visto como algo positivo, porque é sinal de que o país está crescendo e que o Estado terá mais dinheiro para investir em educação, saúde, pesquisa, etc. O problema do imposto é o peso percentual no orçamento de uma empresa e a sua distribuição injusta e desorganizada entre os diferentes agentes sociais. Quanto mais o pais cresce, maior a arrecadação, ao mesmo tempo que se abre espaço para redução da carga tributária. Mas daí a protestar que o Estado brasileiro arrecade mais, é de uma estupidez somente possível num político que, pelo visto, está totalmente destrambelhado.

*

Os tucanos e a mídia se acham os paladinos da democracia, mas não parecem entender que acusar sem prova é uma atitude antidemocrática. Uma das maiores conquistas do estado de direito é o respeito à inocência do cidadão e das instituições até prova em contário, sendo que o ônus da prova pertence ao acusador. A repercussão sobre quebra do sigilo de membros do PSDB exalou cheiro pútrido de golpe hondurenho. Serra, de maneira leviana e desesperada, acusou a campanha de sua adversária mesmo não dispondo de nenhuma prova para sustentar suas aleivosias. Além do mais, é burrice do ponto-de-vista estritamente político, porque joga todos os holofotes sobre Dilma, que, ao conseguir se defender satisfatoriamente, ganha a simpatia da sociedade. Está acontecendo isso agora.

*

A bala nem de latão era, pelo jeito, mas de festim mesmo. Hoje os jornalões nem mais repercutem as acusações de Serra contra a campanha de Dilma, talvez com medo de prejudicar ainda mais o tucano. Serra também, ao que parece, depois de ser processado várias vezes, parece ter tomado juízo. Somente o fim-de-linha Eduardo Jorge continua chiando. Dora Kramer segura a tocha olímpica hoje, mas sem conseguir ir muito longe. Desse jeito, a tocha apaga ainda esta semana.

13 comentarios

IV Avatar disse...

O "impostômetro" ficou em silêncio porque não gostou do impostor ao seu lado, como se sabe, no mundo tudo é energia e gravita ao redor do Serra uma nuvem muito carregada, capaz de paralizar qualquer computador

Adir disse...

Caramba, bela análise do atual retrato da política brasileira nessa eleição de 2010. Aquela comparação das duas cartas no Globo foi de matar de rir.
Parabéns, Miguel, você é uma das grandes cabeças na blogosfera.
Nota dez.

Unknown disse...

GILMAR DIZ:

Ao redor do "impostômetro",reunem-se apenas os impostores....

Humberto Carvalho Jr. disse...

Parabéns, Miguel!

O Óleo do Diabo está cada vez melhor.

A análise foi muito lúcida e necessária, sobretudo neste momento em que a mídia demo-tucana perdeu o senso de humor.

Abraço!

Imprensa Marginal

Rildo Ferreira disse...

Miguel,
estava ouvindo a CBN e o Sardemberg. Merval fez sua tradicional coluna no início do programa para falar da política, mais especificamente da campanha eleitoral. Rapaz, é de dar dó o esforço que eles fazem para tentar encontrar alguma coisa ruim pra ter o que falar mal do governo e assim atingir Dilma!
O momento de clareza veio de Sardemberg lembrando ao Merval sobre a possibilidade de Dilma se eleger no primeiro turno e, caso haja segundo turno em São Paulo entre Mercadante e Alckimin, a coisa vai ficar feia.
Depois apareceu um cara (não guardei o nome dele) que disse representar um conjunto de 70 entidades que estavam programando um debate eleitoral pra discutir "temas de importância para a sociedade, como o peso da carga tributária e os gastos do governo federal". Nenhum dos três candidatos melhor colocados nas pesquisas eleitorais confirmou participação no tal debate. Ele tava puto da vida! Disse que perdeu a democracia brasileira.
Esse me pareceu que tentou uma armadilha para Dilma sem levar em conta que também seria para os demais candidatos. Não foi ninguém e ele achou a CBN para reclamar sua indignação.
Míriam, como sempre, cheias de adversativas. A economia vai bem, mas... O crescimento industrial apresentou melhoras, mas... O governo fez caixa, mas...
Ouço, só pra sentir o desespero deles.

José Marcio disse...

Tudo bem. Mas eu acho que todo cuidado é pouco quando se trata de aloprados. Principalmente os do PT.

José Marcio disse...

A Miriam poderia passar a usar "contudo", "todavia"...

Miguel Oliveira disse...

PCC
José Serra diz que Dilma tem que explicar os vazamentos da Receita Federal, por ser órgão sob responsabilidade da União.
Pela mesma linha de raciocínio, Serra tem que explicar como é que o PCC controla o crime organizado em São Paulo a partir de seus presídios. Serra diz que vai fiscalizar as fronteiras de mais de oito mil quilômetros contra a entrada de entorpecentes. Como, se não tem competência para evitar a entrada de celulares em seus presídios?

Anônimo disse...

Banditismo ? Ah, com certeza vc está falando da dilma.
Vc tem razão, ela tem um passado tenebroso, criminoso. Dá até medo.
Ah, não tente justificar alegando que essa mulher, a tal dilma lutou pela democracia. Não, ela não lutou pela democracia, lutou para "tomar o poder pelas armas" devidamente bancada e subsidiada por Cuba, pela Russia, pela Albania e outros regimes de merda.
Pois é, tou começando a ficar com medo.
Quem me garante que a "ex-guerrilheira não tente copiar o canalha do chavez para implantar outro regime de merda em nosso pais ?
Sinta medo tb........

Miguel do Rosário disse...

anônimo, sendo assim Serra tb é bandido, porque ele pertenceu a AP, uma organização igualmente clandestina. Muitos outros membros do PSDB tb militaram, vários pegaram em armas. Gabeira, aliado de Serra, ajudou a sequestrar o embaixador americano... onde você quer chegar?

e seu argumento é débil mental, porque não havia democracia na época então não era possível para um jovem lutar democraticamente. a luta era para derrubar o governo. uma luta ingênua, claro, e dilma era apenas uma adolescente. querer julgá-la agora pelo que ela pensava aos 16 anos é muita canalhice.

Anônimo disse...

Miguel, não sei se vc é um ingênuo, um tolo, ou, simplesmente age de má fé.
Me diz; quem é uzeiro e vezeiro em criar "dossiês" ? O PSDB ou o pt ?
Qual grupo político foi chamado pelo lulla de "aloprados" ?
Vc já esqueceu do mensalão ?
Ah, teve o caso do Arruda. Claro que teve, mas foram todos punidos. Me diz. Quem foi punido no pt ? O zé dirceu ? Me faz rir.
O cara é punido e continua a sobra do presidente ?
Miguel, a escolha política que o Brasil está fazendo hoje ainda vai nos custar muito caro.
Eu ainda sou muito jovem e posso me mandar prá longe daqui quando a "merda" explodir. Só espero que a dilma não queira nos transformar numa Cuba, ou, numa Venezuela. Porque a maioria dos petralhas sonha com isso.

Anônimo disse...

O PSDB faz tantos dossiês ou muito mais que o PT. O mensalão começou no PSDB de Minas, esqueceu?

Miguel do Rosário disse...

quem pune é a polícia de acordo com provas. quem no psdb de minas foi punido pelo mensalão de lá. o pessoal do dem foi punido porque havia provas, gravações, vídeos, documentos.

Postar um comentário